Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

LITERATURA

Os Cavalinhos de Platiplanto

O livro de José J. Veiga traz histórias de infância, contadas com grande simplicidade


11/07/2011 16:24
Texto Daniel Schneider e Thiago Minani
Bravo
Foto: Plínio Borges
Foto: Em sua obra, Veiga aproxima o narrador da narração através de sentimentos
Em sua obra, Veiga aproxima o narrador da narração através de sentimentos
----- PAGINA 01 -----

Conjunto de 12 contos, Os Cavalinhos de Platiplanto (1959), obra de estréia do goiano José J. Veiga, o livro despertou a atenção da crítica e ganhou o Prêmio Fábio Prado, um dos mais disputados da época. O livro traz, no geral, histórias de reminiscências, a maioria da infância, contadas com grande simplicidade na primeira pessoa por narradores que procuram estabelecer uma relação de confiança sobre o que está sendo relatado. Outro aspecto desse tipo de foco narrativo merece destaque: o envolvimento psicológico entre o narrador e a história é maior, já que sua participação emocional é grande. Nestas fábulas, também é comum sobrevir a dissolução repentina do mundo organizado: com o desequilíbrio, os personagens passam a viver o clima do absurdo que se instala na narrativa.

José J. Veiga nasceu a 2 de fevereiro de 1915, numa fazenda entre Corumbá e Pirenópolis (GO). Aos 20 anos, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou de início como propagandista de laboratório, depois como locutor da Rádio Guanabara. Entre 1945 e 1949, esteve em Londres, na função de comentarista e tradutor de programas para o Brasil na British Broadcasting Corporation, a BBC.

Ao regressar em 1950 para o país, trabalhou como jornalista em O Globo e na Tribuna da Imprensa. Entre suas obras estão A Hora dos Ruminantes (novela, 1966), A Máquina Extraviada (contos, 1968), Sombras de Reis Barbudos (novela, 1972) e O Relógio Belisário (romance, 1996). Faleceu em 19 de setembro de 1999, no Rio de Janeiro.


 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada