Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

CURIOSIDADES

Dicas de livros para quem ama dinossauros

A oferta é grande, mas a quantidade nem sempre significa qualidade. Conheça o que há de melhor entre as obras sobre ‘dinos’ segundo especialistas


31/03/2015 16:33
Texto Marion Frank
Educar
Foto: Nana Sievers
Foto: Conhecer mais sobre dinossauros, além de ensinar sobre os primórdios da Terra, ainda estimula a curiosidade
Conhecer mais sobre dinossauros, além de ensinar sobre os primórdios da Terra, ainda estimula a curiosidade

Dinossauros são monstruosamente irresistíveis ou haverá quem diga o contrário? Com formas grotescas e nomes impronunciáveis – criolofossauro, stauricossauro, adamantissauro etc. –, nada impede, no entanto, que sejam as criaturas pré-históricas mais populares ao redor da Terra. Fãs de todas as idades a eles se referem simplesmente como ‘dinos’. Mais carinhoso impossível.

1808 Especial Dicas de Livros
Centenas de dicas de todos os gêneros literários, para você e sua família!
Dinossauros viveram há 228 milhões de anos em nosso planeta. No Brasil, os primeiros fósseis foram encontrados no Rio Grande do Sul – eis aí uma novidade dessa literatura, a oferta de obras dedicadas a ‘dinos’ do Brasil. “Antes só se conheciam os dinossauros da América, da Ásia e da Europa”, conta Luiz E. Anelli. Professor e pesquisador do Instituto de Geociências da USP, ele é expert em tudo o que diz respeito aos animais pré-históricos nacionais, com várias obras publicadas, algumas delas em parceria da escritora Celina Bodenmüller. E por que é importante conhecer os dinossauros que viveram no Brasil? “Eles ajudam a entender as nossas raízes e a reconhecer ainda mais a nossa identidade”, ressalta Anelli. De sua parte, Celina, que é proprietária da Panapaná Livraria Infantil, diz que foram as crianças “que fizeram despertar o meu amor por dinossauros, afinal, quem é que não gosta de ter amigos fortes e corajosos por perto? E eles estão logo ali, nos livros!”.

Da seleção de obras indicadas, além de Anelli e Celina, participou Ismar Carvalho, professor do Instituto de Geologia da UFRJ, que explica a razão da escolha: “Esses livros possuem uma linguagem compreensiva para todos os que têm interesse por animais pré-históricos”. Entretanto, seja qual for o título que chamar a atenção, a mesma ressalva é feita para pais, parentes e amigos: leitura compartilhada entre criança e adulto é leitura que vai repercutir vida afora.

Para ler, clique nos itens abaixo:
1. Dinossauros

Autor: Paul Barrett
Editora: Martins Fontes-WMF
Leitura recomendada:: a partir de 13 anos.

Um clássico do tema, com detalhes sobrea origem, a evolução e o comportamento desses animais pré-históricos, que leva a assinatura de Paul Barrett, paleontólogo da Universidade de Cambridge (Inglaterra). O apuro da informação escrita ganha a moldura visual adequada, graças às ilustrações de Raul Martín, que reproduzem de forma bastante realista os dinos e seus habitats.
2. 1000 Dinossauros Adesivos

Autor: Lucy Bowman
Editora: Nobel
Leitura recomendada: a partir de 3 a 4 anos.

Obra que coleciona adesivos sobre os mais afamados animais pré-históricos do nosso planeta - o que permite à criançada trabalhar ainda mais com a fantasia, servindo-se de adesivos para criar a própria versão sobre o dia a dia dos dinossauros.
3. Enciclopédia dos Dinossauros e da Vida Pré-Histórica

Autor: Dorling Kaindersley
Editora: Ciranda Cultural
Leitura recomendada: a partir de 6 a 7 anos.

Destaca as últimas descobertas dos paleontólogos do mundo pré-histórico - com a ajuda de computadores, tem a qualidade ilustrar algumas das criaturas que viveram em tempos longínquos na Terra. A forma como organiza e apresenta os assuntos também facilita o entendimento, demonstrando a relação íntima entre as mais antigas espécies vivas do planeta.
4. O grande livro dos grandes dinossauros e alguns pequeninos também

Autor: Jane Chisholm
Editora: Usborne
Leitura recomendada: a partir de 6 a 7 anos.

Em páginas de grande tamanho e com ilustrações caprichadas, a obra trabalha com o tema de um modo que aproxima leitores de tenra idade desses animais pré-históricos, entendendo o modo como viviam, como era a Terra milhões de anos atrás e outros fatos curiosos.
5. Dinopedia - O Mais Completo Guia sobre Dinossauros

Autor: "Dino" Don Lassen
Ilustrações: Franco Tempesta
Editora: Girassol
Leitura recomendada: a partir de 6 a 7 anos.

Com o selo de qualidade da National Geographic, tem gama variada de informações, incluindo os menores (e os maiores) - e os mais lentos (e os mais rápidos) - dinos já encontrados ao redor do mundo.
6. Os Dinossauros

Autor: Claudine Rolland
Editora: Salamandra
Leitura recomendada: a partir de 6 a 7 anos.

Encontrando respostas às perguntas que normalmente os pequenos fazem sobre o assunto - ‘Os dinossauros realmente existiram?; "O que eles comiam?", "Verdade que eram bravos?" etc. - este livro, que faz parte da coleção Criança Curiosa, garante o entretenimento inclusive de quem já deixou de ser criança faz tempo (só no RG, claro).
7. Dinossauros - série Atlas Visuais

Autor: João Guizzo
Editora: Ática
Leitura recomendada: a partir de 11 anos.

Muita informação sob a forma de texto-e-desenho a respeito dos fósseis de todas as famílias de dinossauros já catalogadas ao redor do planeta. Recomendado para a garotada que deseja aprofundar de algum modo o conhecimento sobre esses animais pré-históricos.
8. ABCDinos

Autores: Celina Bodenmüller e Luiz E. Anelli
Ilustração: Graziella Mattar
Editora: Peirópolis
Leitura recomendada: a partir de 3 a 4 anos.

Com linguagem poética e sintética (os textos são curtos), destaca os principais dinossauros que habitaram a Terra, informando, em um mapa-múndi, o lugar exato onde os seus fósseis foram encontrados. Os desenhos de Graziella Mattar reforçam a atmosfera ‘delicada’ de um livro sobre animais pré-históricos.
9. O Guia Completo dos Dinossauros do Brasil

Autor: Luiz E. Anelli
Editora: Peirópolis
Leitura recomendada: a partir de 12 a 13 anos.

A primeira obra a reunir informações sobre os dinos made in Brazil. Para tanto, serve-se sobretudo de achados fósseis em boa parte desconhecidos inclusive pelos cientistas. Também permite o mergulho nos ciclos de vida ao estabelecer a conexão entre dinossauros e seus descendentes contemporâneos - as aves.
10. Dinossauros - O Cotidiano dos Dinos Como você Nunca Viu

Autores: Celina Bodenmüller e Luiz Eduardo Anelli
Editora: Panda Books
Leitura recomendada: a partir de 6 a 7 anos.

Obra que ilumina o dia a dia dos dinossauros com um viés divertido e ilustrações originais, criação de Biry Sarkis. Uma viagem no tempo, alinhavando curiosidades do surgimento das espécies ao fim de sua era.
11. Como Funcionavam os Dinossauros

Autor: Alan Snow
Editora: Caramelo
Leitura recomendada: a partir de 6 a 7 anos.

Perguntas de todo tipo, caso de ‘será que o dinossauro botava ovo?’, por exemplo, serão respondidas nesta obra particularmente endereçada aos leitores de pouca idade, sempre muito ansiosos de tudo entender - e num zás!
12. Dinos do Brasil

Autor: Luiz E. Anelli
Editora: Peirópolis
Leitura recomendada: a partir de 6 a 7 anos.

Um livro dedicado às descobertas dos paleontólogos em território nacional, com histórias e curiosidades sobre as 23 espécies de dinos 100% brasileiros. As ilustrações são de Felipe Alves Elias, também bastante informativas.
13. Na casa do Leo - os Dinossauros

Autor: Philip Ardagh
Editora: Cia das Letrinhas
Leitura recomendada: a partir de 6 a 7 anos.

Com ilustrações de Mike Gordon, tem o estilo narrativo de uma história em quadrinhos, usando linguagem bem acessível para informar sobre os animais pré-históricos do planeta Terra a quem tem pouca idade. Será assim que a personagem central, Leo, aprende características e curiosidades sobre os dinos.
14. Histórias de Dinossauros

Autora: Nathalie Dargent
Editora: Cia das Letrinhas
Leitura recomendada: a partir de 3 a 4 anos.

Cinco histórias envolvendo homens e dinossauros, cada um se surpreendendo com o modo de vida do outro, além de particularidades afetivas desses animais pré-históricas - que, na imaginação da autora, nada têm de ‘monstros’, ao contrário.
15. Dinossauros do Brasil

Autora: Luisa Massarani
Ilustrações: Maurílio de Oliveira
Editora: Cortez
Leitura recomendada: a partir de 6 a 7 anos.

É outra obra que explora os vestígios deixados por esses animais pré-históricos em nosso País. Apresenta uma espécie de ficha técnica de cada dinossauros, com peso, idade, tamanho, hábitos alimentares e em que região viveu.

 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada