Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

Literatura

Cecília Meireles, em dez momentos

Confira 10 fatos que marcaram a vida da escritora carioca


06/11/2013 12:28
Texto Marion Frank
Educar
Foto: Oscar Cabral
Foto: Cecilia Meireles
Cecília era uma aluna exemplar e logo demonstrou também sua vontade de ensinar

Ela teve uma vida antenada com o seu tempo e o seu País. Cecília Meireles usou a crônica de jornal para fazer os adultos refletirem sobre a Educação das suas crianças - e a poesia, para fazer o público infantil pensar sobre o mundo de cada dia. Também defendeu com unhas e dentes as liberdades da mulher, isso, em uma época onde o papel feminino se resumia à lide doméstica. Conheça outros destaques da trajetória dessa brasileira invulgar.

Para ler, clique nos itens abaixo:
1. Nasceu em 7 de novembro de 1901
Carioca, de nome completo Cecília Benevides de Carvalho Meireles, perdeu os pais ainda criança; foi educada por uma de suas avós, mãe de sua mãe, portuguesa dos Açores.
2. Aluna exemplar, desde cedo mostrou interesse por poesia
Cecília começou a escrever poemas aos 9 anos. Também logo mostrou vontade de ensinar - após concluir o curso da Escola Normal, aos 16 anos, tornou-se professora primária.
3. Os primeiros sonetos foram publicados aos 18 anos
Eles tinham conteúdo histórico e apareceram no livro "Espectros", Estudante de música, tudo o que escrevia era marcado pela sonoridade e pelo ritmo, recorrendo a assonâncias e aliterações, por exemplo.
4. O primeiro casamento aconteceu em 1922
Cecília se casou com Fernando Correia Dias, artista plástico português, com quem teve três filhas.
5. Na década de 20, ganhou notoriedade por defender a liberdade, mulher de ativa participação política
Cecília lutou pelos direitos da mulher, pela imprensa livre e por entender a arte como instrumento a serviço da educação. É dessa período o lançamento de "Criança, meu amor", crônicas sobre o cotidiano infantil (1924).
6. Foi responsável pela coluna diária de educação, no jornal carioca Diário de Notícias, entre 1930 e 1933
Seu engajamento em favor dos ideais de uma Escola Nova era apaixonado, a ponto de afastá-la da criação poética. Bateu de frente com o governo Getúlio Vargas, que defendia o ensino religioso nas escolas públicas. Foi por sua iniciativa que a primeira biblioteca para crianças acabou sendo aberta no País - o Centro Infantil do Pavilhão Mourisco, no Rio de Janeiro (1934).
7. Em 1939, voltou a publicar poesia (''Viagem''), marco estético em sua carreira
Pela obra, Cecília Meireles ganhou prêmio de poesia da Academia Brasileira de Letras. A convite da Universidade do Texas, lecionou Literatura e Cultura Brasileiras nos EUA (1940). Viúva, casou pela segunda vez com Heitor Grilo, engenheiro.
8. Nos anos 40, colaborou para o jornal A Manhã, escrevendo sobre folclore para crianças
Sua poesia ''adulta'' continuou também a chamar a atenção ao publicar ''Vaga Música'', ''Mar Absoluto'' e ''Retrato Natural'', entre outros títulos. Em 1953, após uma viagem a Ouro Preto (MG), escreveu ''Romanceiro da Inconfidência'', obra capital de sua trajetória poética, baseada em episódios da Inconfidência Mineira.
9. Cecília Meireles é reconhecida pela poética "pura"
À medida que o tempo passa, aumenta o seu lugar de destaque nas letras nacionais - é admirada publicamente poetas modernistas, caso de Mario de Andrade e Manuel Bandeira.
10. Em 1964, publicou "Isto ou Aquilo", a obra de poesia infantil mais afamada
Em 9 de novembro, dois dias após completar 63 anos, morreu na cidade natal, deixando mais de 30 títulos - dois deles, "Inéditos" e "Cânticos", publicados post-mortem.

 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada