Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

FAMÍLIA

Ler é uma delícia

Boas idéias para ajudar seu filho a gostar de português e fazer da leitura uma atividade prazerosa


AnaMaria

25/04/2008 19:40

Texto
Luiza Andrade

Foto: Rocco
Foto: Suspenses de fantasia como a série de Harry Potter são sucesso entre jovens

Suspenses de fantasia como a série de Harry Potter são sucesso entre jovens

----- PAGINA 01 -----

O enunciado de Matemática, o texto de História, a proposta de Arte... Em todas as disciplinas, o uso eficaz da linguagem escrita é essencial. Mas não são poucos os desafios, como falta de interesse e dificuldade de compreensão. Se seu filho esbarra nesses obstáculos na hora de ler e escrever, confira nove idéias que podem mudar a relação com o idioma – dentro e fora da escola.


1. Converse sobre os temas: fique por dentro das leituras pedidas pela escola e pergunte sobre interesses, preferências e curiosidades.

2. Mostre obras cinematográficas: alguns dos filmes que seu filho adorou, como Harry Potter, As Crônicas de Nárnia ou O Senhor dos Anéis, foram adaptados de obras literárias. Ofereça os textos originais.

3. Tenha livros à vista: deixe os livros num móvel acessível. “Eles devem ficar ao alcance da mão, para que não seja necessário pedir a um adulto quando der vontade de ler”, diz a professora Heloisa Cerri Ramos.

4. Freqüente livrarias: sempre que puder, leve seu filho a livrarias e espaços culturais. Nesses locais, autores lançam livros em eventos com contação de histórias, rodas literárias e sessões de autógrafos.


5. Conheça os gostos dele: esteja atento às preferências do seu filho. Para os maiores, os diários são espaços divertidos para escrever e treinar o português. Já as crianças menores gostam de criar poemas e pequenos livros.


6. Brinquem com as palavras: jogos que envolvam leitura de textos, composição de palavras e formação de frases ajudam a aumentar o vocabulário e o treino da linguagem. Divirtam-se juntos.


7. Leiam juntos na cama: Heloisa sugere diminuir o tempo diante da televisão antes de dormir – e escolher um livro de cabeceira para que pais e filhos leiam juntos, um pouquinho por dia.


8. Estimule o olhar crítico: peça para a criança ler livros para os irmãos mais novos e comentar as histórias. Isso estimula o pensamento crítico.

9. Dê livros de presente: ao presentear as crianças da família, procure dar livros interessantes. O exemplo dos adultos em relação à leitura influencia muito na formação de bons leitores. 



 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada