Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

DICA DE LIVRO

Cinco livros de Bartolomeu Campos de Queirós

Uma especialista na obra do escritor, falecido em 2012, recomenda 5 de seus livros mais importantes


05/02/2014 18:41
Texto Iana Chan
Educar
Foto: Rafael Munduruca/Divulgação
Foto: Liberdade e imaginação convidam o leitor a participar efetiva e afetivamente da leitura de Bartolomeu Campos
Liberdade e imaginação convidam o leitor a participar efetiva e afetivamente da leitura de Bartolomeu Campos

O ano de 2012 começou um pouco mais triste para os amantes da boa literatura: o escritor Bartolomeu Campos de Queirós faleceu no dia 16 de janeiro.

Mineiro da cidade de Papagaio, Bartolomeu marcou a literatura infantil brasileira. Seu primeiro livro, "O peixe e o pássaro", foi publicado em 1974 e ao longo de sua vida outros 42 seriam escritos e premiados. Na coleção de medalhas e prêmios estão o Jabuti, um dos mais importantes da literatura brasileira, o Selo de Ouro, da Fundação nacional do Livro Infanto-Juvenil, a Medalha Rosa Branca (Cuba), Diploma de Honra da IBBY (Londres) e a indicação ao Astrid Lindgren Memorial Award, considerado o Oscar da literatura infantil. Foi também um dos fundadores do Movimento Brasil Literário, iniciativa que sonha em transformar o Brasil em um país de leitores.

Sua escrita sensível e poética foi logo associada às crianças, mas a professora da Universidade Estadual do Ceará, Jaquelânia Aristides Pereira, autora de estudos sobre o escritor, explica que, embora seja considerado um autor de literatura infanto-juvenil, Bartolomeu não escrevia para os pequenos: "foram as crianças que leram os seus textos e se identificaram com os temas tratados e com o modo como a linguagem é tecida, repleta de afeto, poesia e sensibilidade, sem abdicar da gramática da fantasia".

1808 Especial Dicas de Livros
Centenas de dicas de todos os gêneros literários, para você e sua família!
Em seus textos, os fatos não aparecem acabados e, por isso, liberdade e imaginação convidam o leitor a participar efetiva e afetivamente. "Suas histórias do cotidiano quase sempre nos conectam com nossas memórias afetivas", aponta Jaquelânia.

A professora selecionou e comentou cinco livros que se destacam da importante obra de Bartolomeu Campos de Queirós.

Para ler, clique nos itens abaixo:
1. Menino Inteiro

Editora: Global

Longe de cair no didatismo, Bartolomeu reconta a história de Jesus a partir de um viés poético.Esse livro nos conecta com a beleza da poesia e nos acorda para algumas questões que ainda nos são fundamentais: saber olhar a vida, o outro, o mundo, de vários ângulos, sermos homens da razão e, sobretudo, da sensibilidade.
2. O Olho de Vidro de Meu Avô

Editora: Moderna

Um neto que guarda o olho de vidro de seu avô rememora sua infância. É uma obra que permite um intenso diálogo com os leitores, pela relação de afetividade e de respeito que a narrativa constrói entre neto e avô e por cultivar o espírito da criança mágica no narrador menino e nos leitores.
3. Pedro

Editora: Global

Pedro pintou um dia, em alguma parte do mundo, uma borboleta e junto dela, flores para que ela pudesse se esconder e galhos para descansar. O voo da borboleta pode, de repente, transformar qualquer dia em domingo.Próximo à poesia, é uma história maravilhosa de reinvenção da vida. Para ter "o coração cheio de domingo" como Pedro, basta brincar de ser o criador de seu universo.
4. Indez

Editora: Global

Ao contar a história de Antônio, desde o seu nascimento numa fazendo no interior de Minas Gerais até a saída de casa na adolescência para estudar na cidade, Bartolomeu recria a infância marcada pelas brincadeiras tradicionais e pela cultura popular. valoriza a vida simples e as relações afetivas entre os seres.
5. Ler, Escrever e Fazer Conta de Cabeça

Editora: Global

A infância do narrador-personagem, ora marcada pela alegria, ora marcada pela dor, é recriada cuidadosamente. É um livro que trata a temática da infância por meio de uma história em que a dor e a carência são suplantadas pelo poder da fantasia.

 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada