Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

CULTURA

Livros sobre circo para crianças

Sugestões de títulos para aprender mais sobre a tradição circense


27/03/2015 13:46
Texto Lorena Villaça
Educar
Foto: Nana Sievers
Foto: Livros sobre circo podem ensinar muito sobre a vida em comunidade
Livros sobre circo podem ensinar muito sobre a vida em comunidade

O circo é uma tradição para nós. Palhaços, mágicos, acrobatas e malabaristas fascinam crianças e adultos. “O circo tem uma linguagem extremamente acolhedora. Diferente de outras áreas de dança, música, teatro, o circo é muito generoso. Do mais novo ao mais velho... você encontra ali uma situação que agrada a todos. Então, é um programa garantido”, diz Rosane Almeida, educadora, circense e cofundadora do Instituto Brincante. Por isso, nós podemos também aprender muito com o universo do picadeiro.

1808 Especial Dicas de Livros
Centenas de dicas de todos os gêneros literários, para você e sua família!

 

"Além da relação de respeito que mantém com os membros da família podemos destacar, por exemplo, as particularidades desse estilo de vida itinerante como o tipo de moradia, as características do trabalho e a forma de convivência comunitária que envolve, entre outras coisas, a construção e manutenção das relações de confiança tão importantes no cotidiano de todos nós", diz a psicóloga Suara Bastos, do Instituto de Psicologia da USP.

Que tal começar a ler mais sobre o universo dos circos? Veja nossas dicas de livros:

Para ler, clique nos itens abaixo:
1. Amélia queria fugir com o circo

Autor: Blandina Franco e José Carlos Lollo
Editora: DCL

Sinopse: Respeitável leitor! Prepare-se para um dos menores espetáculos da Terra: Amélia! A pulguinha Amélia vivia sonhando em fugir com o circo, mas, entre um salto mortal e outro, eis que ela acabou descobrindo o que queria de verdade!
2. O circo do amanhã

Autor: Heloisa Prieto e Lilia Moritz Schwarcz
Editora: Companhia das Letras

Sinopse: Alice e Maria Isabel são melhores amigas: estudam juntas e moram no mesmo prédio. Maria Isabel pega a maior faringite e fica de molho bem na semana em que coisas muito estranhas começam a acontecer na escola, envolvendo um novo bedel muito mal-humorado e com um bigode suspeito. Para não pegar dor de garganta da amiga, Alice resolve contar tudo o que está acontecendo por cartas, que deixa embaixo da porta do apartamento de Maria Isabel sempre que sai ou chega em casa. E ela responde, claro, no maior capricho. Assim, enquanto desvendam o enigma, as duas trocam informações e também receitas, poemas, partituras, adivinhas, dobraduras e muito mais.
3. Espetáculo de números

Autor: Gilles Eduar
Editora: Ática

Sinopse: Este livro é estrelado por pulgas artistas e cães muito desordeiros que vão aprender - e ensinar para o leitor - conteúdos de alfabetização matemática como unidades, dezenas e centenas, números pares e ímpares, formas geométricas, leitura de mapas, tabelas e gráficos, medidas e operações. Acompanhando a história e realizando as atividades propostas ao longo das páginas, os pequenos vão aprender brincando.
4. Fantasia!

Autor: Mary França
Editora: Ática

Sinopse: Os animais da floresta encontram um nariz vermelho, um sapato bem grande, roupas coloridas ... quem vai fazer o espetáculo?
5. O grande circo do mundo

Autor: Marta de Senna
Editora: Companhia das Letras

Sinopse: Inspirado numa peça escrita há mais de trezentos anos - (O grande teatro do Mundo -), por Pedro Calderón de la Barca, O grande circo do mundo é uma peça de teatro e também um livro para se ler sozinho e quieto em casa. Escrito em verso, traz as falas do Mestre de Cerimônias intercaladas com as dos artistas deste circo, que é mais uma espécie de miniatura do mundo. Pois, apesar de as personagens serem aquelas que normalmente encontramos nos circos - como o Domador, o Trapezista, o Palhaço, a Bailarina -, são gente como a gente, e falam de seus problemas, de suas conquistas, de seus medos, de suas alegrias.
6. O circo da Lua

Autor: Eva Furnari
Editora: Ática

Sinopse: Lucas está louco para conhecer o Circo da Lua. Lá tem malabarista, bailarina, mágico, leão... Palhaço? Não tem não. Tem o Nicolau que vive sonhando em ser palhaço, mas quem acha graça em elefante fazendo graça? Sorte que a vovó Nina vai chegar, então muita coisa ainda pode mudar.
7. O circo

Autor: Ivan e Marcelo
Editora: Nova Fronteira

Sinopse: Para as crianças, o circo é sempre um lugar mágico. Partindo dessa premissa, os artistas gráficos e ilustradores Ivan Zigg e Marcello Araújo criaram seu novo livro, 'O circo'. Neste trabalho, a dupla retoma características de 'O O saco'saco, livro de 1984 que já chegou a 37 mil bibliotecas do país, foi adotado em inúmeras escolas e cujo relançamento deu início à Coleção 'O Saco', da Editora Nova Fronteira. O mistério de 'O circo' está em descobrir quem está animando a criançada no picadeiro enquanto os artistas se arrumam nos bastidores. O mágico Alceu não encontra sua cartola, a equilibrista Beatriz perdeu sua sombrinha, o palhaço Espoleta diz que levaram sua corneta... Então, quem está no picadeiro arrancando gargalhadas do respeitável público?
8. Seu Tatá vai ao circo

Autor: Fernanda Lopes de Almeida
Editora: Ática

Sinopse: Seu Tatá causa confusão até quando sai para comprar um presente de aniversário. O professor aposentado quase é expulso da loja de brinquedos, não consegue pegar um táxi e provoca até desmaios dentro do ônibus. Resolve ir a pé para festa e faz Tutuca pular de alegria com o "presente": um elefante que seu Tatá tinha confundido com um guarda-chuva! O elefante precisa voltar para o picadeiro, mas leva toda a turma da festa junto.
9. Tem bicho no circo

Autor: Ziraldo
Editora: Melhoramentos

Sinopse: O bichinho da maçã sempre se deu bem com os animais do circo e brincou muito com eles. Esse bichinho vai se divertir e brincar com os animais do circo. Será que ele vai se tornar a próxima atração?
10. Todo mundo vai ao circo

Autor: Gilles Eduar
Editora: Companhia das Letras

Sinopse: O cachorro Nilo passeia pelos bastidores de um circo que acaba de chegar. A confusão dos artistas que montam a lona e se aprontam para a apresentação fascina Nilo e seu amigo, o esquilo Agostinho. O cachorro é um grande observador e comenta tudo o que vê. Ele gosta de conferir de perto o mágico, os palhaços, os equilibristas, o domador e os outros artistas se preparando para o espetáculo, mas também quer participar da festa. Por isso, ele e Agostinho ensaiam um número em que Nilo é o cavalo e o esquilo é o cavaleiro, e saem felizes se exibindo para o respeitável público.
11. O circo

Autor: Roseana Murray
Editora: Paulus

Sinopse: Neste livro, a autora busca construir com poemas um circo em movimento, desde a sua chegada à cidade, a construção e os personagens, até o momento da partida. Contém ilustrações que procuram captar a agitação circense.

 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada