Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

VESTIBULAR

Conheça (e baixe) os livros que vão cair na Fuvest

As obras indicadas estão em domínio público e você pode baixar sem problemas


20/05/2015 17:04
Texto Manoela Meyer
Educar
Foto: Aluna na sala de aula do cursinho Objetivo
Aluna na sala de aula do cursinho Objetivo

Acabou de sair a lista de livros obrigatórios para o Vestibular 2016 da Universidade de São Paulo (USP), organizada pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). No total, são nove livros que os vestibulandos deverão ler até o final do ano.

Os livros são Viagens na minha terra, de Almeida Garrett; Til, de José de Alencar; Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; Sentimento do mundo, de Carlos Drummond de Andrade; Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida; O cortiço, de Aluísio Azevedo; A cidade e as serras, de Eça de Queirós; Vidas secas, de Graciliano Ramos; e Capitães da areia, de Jorge Amado. Antes de mergulhar na leitura, que tal seu filho dar uma olhada nas informações e curiosidades que postamos sobre cada um dos livros e seus autores?

1808 Especial Dicas de Livros
Centenas de dicas de todos os gêneros literários, para você e sua família!

Aproveite também para baixar (gratuitamente!) as obras completas da internet, por meio dos links que indicamos abaixo. E não precisa se preocupar com segurança, pois todos os arquivos são da Biblioteca Digital “Domínio Público”, projeto do Governo Federal.

Para ler, clique nos itens abaixo:
1. A Cidade e as Serras

Autor: Eça de Queirós
Editora: L&M Pocket

Eça de Queirós é um dos mais importantes escritores da língua portuguesa. Este romance foi desenvolvido a partir de um conto de Eça e lançado postumamente. A obra trata dos conflitos do homem urbano, preso às tecnologias e confortos dos grandes centros, mas que perdeu o contato com a simplicidade da vida no campo. Veja mais sobre Eça:

- Resumo das obras de Eça de Queirós
- Teste: com que livro de Eça de Queirós você mais se identifica?
- Fátima Bueno, professora de Literatura Portuguesa da Universidade de São Paulo (USP), fala sobre o mestre da literatura portuguesa
- Adaptações de obras de Eça de Queirós para a TV e o Cinema

Baixe aqui a obra completa.
2. Capitães da Areia

Autor: Jorge Amado
Editora: Companhia das Letras

O livro trata o amor de forma poética e infantil, mas não deixa de encantar também jovens e adultos. Escrito na primeira fase da carreira de Jorge Amado, a obra tem como temática principal as injustiças sociais. A história do bando de meninos de rua foi baseada em fatos reais.

Confira nosso especial sobre Jorge Amado.
3. Memórias de um Sargento de Milícias

Autor: Manuel Antônio de Almeida
Editora: Best Bolso

É uma obra diferenciada do romantismo, pois trabalha com uma classe social mais baixa. Fala de um Brasil diferente, com outros costumes, vestimentas e contexto histórico. Fundamental a todos os brasileiros.

Saiba mais sobre a obra.
Baixe aqui a obra completa.
4. Memórias Póstumas de Brás Cubas

Autor: Machado de Assis
Editora: Globo

Ao narrar a história do anti-herói Brás Cubas, Machado de Assis inaugura o realismo no Brasil. A originalidade do autor - responsável por algumas inovações na literatura nacional - já se escancara no início da obra. O protagonista começa a contar sua vida pelo final: a morte.

Saiba mais sobre a obra.
Baixe a obra completa.
5. O Cortiço

Autor: Aluísio Azevedo
Editora: L&M Pocket

É uma importante obra do naturalismo, que ajuda a entender a imigração ocorrida no Brasil no século 19 e discutir o determinismo. O Cortiço retrata as atitudes submissas do brasileiro perante o imigrante europeu.

Saiba mais sobre a obra.
Baixe a obra completa.
6. Sentimento do Mundo

Autor: Carlos Drummond de Andrade
Editora: Record

Este livro é o terceiro trabalho poético de Carlos Drummond de Andrade. Os poemas - 28 no total - foram produzidos entre 1935 e 1940, quando as consequências das duas grandes guerras mundiais e o Estado Novo de Getúlio Vargas atormentavam Drummond. A obra retrata seu olhar crítico sobre o mundo e os homens.

Saiba mais sobre a obra.
7. Til

Autor: José de Alencar
Editora: Rideel

Esta obra, publicada em 1872, faz parte da fase regionalista do autor. Nela, Alencar se preocupa com as peculiaridades culturais da sociedade rural brasileira, muito diferentes da vida na Corte. A trama envolve as histórias vividas por quatro adolescentes, seguindo os moldes românticos, por meio da idealização de uma vida bucólica no interior do país.

Baixe a obra completa.
8. Viagens na Minha Terra

Autor: Almeida Garret
Editora: Martin Claret

Esse romance histórico é um misto de história real e fictícia. O ponto de partida é uma viagem que Garret fez de Lisboa a Santarém. Em meio às descrições das paisagens e de histórias vividas pelo próprio autor, surge o romance imaginado entre os personagens Carlos e Joaninha. A obra - publicada em 1856- tem grande importância por ter dado início à moderna prosa literária portuguesa, com sua mistura de estilos, gêneros e linguagens.

Baixe a obra completa.
9. Vidas Secas

Autor: Graciliano Ramos
Editora: Corregidor

É certamente uma obra muito educativa e que provoca reflexões. O bonito é que Vidas Secas obriga o leitor a criar empatia com o retirante nordestino. E empatia é diferente de compaixão. O livro consagrou o escritor Graciliano Ramos como o maior prosador do regionalismo brasileiro da geração dos modernistas da década de 30.

Saiba mais sobre a obra.

 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada