Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

HABILIDADES NÃO-COGNITIVAS

Por que a tartaruga venceu a lebre?

Conheça uma seleção de livros para falar sobre força de vontade e determinação


18/03/2015 16:21
Texto Cynthia Costa
Educar
Foto: Thays Aguiar
Livros em que os protagonistas vão fazer seu filho ter muito mais força de vontade
Livros em que os protagonistas vão fazer seu filho ter muito mais força de vontade

O primeiro passo para conquistar algo é acreditar que é possível. Se não, a pessoa desiste antes mesmo de tentar e o sonho não sai do plano da imaginação. Que melhor maneira de aprender a ter determinação, portanto, que não com a literatura? Pinóquio e Oliver Twist são alguns exemplos de personagens que nos ensinam muito sobre essa habilidade.

Habilidades não-cognitivas Especial Habilidades não-cognitivas
Veja porque estimular competências como sociabilidade, curiosidade e dedicação no seu filho.
Nesta série especial do Educar, selecionamos livros que incentivam, de alguma forma, o desenvolvimento das chamadas habilidades socioemocionais. Aproveite as dicas para ler junto com o seu filho: a leitura acompanhada (quando você lê para a criança) ou compartilhada (quando vocês leem o mesmo livro e depois o discutem) podem ser ferramentas fabulosas para reforçar os laços e aprender juntos. Aproveite a experiência para conversar sobre a mensagem da história, as personagens e qualquer outro tema decorrente da leitura.

A seguir, veja livros que incentivam o desenvolvimento da determinação:

Para ler, clique nos itens abaixo:
1. A Lebre e a Tartaruga

A famosa fábula em que, com determinação, a tartaruga dribla a esperteza da lebre em uma corrida.

Palavra de especialista: "Gosto de ensinar por meio dos contos de fadas e das fábulas, que, por meio da fantasia e personificação de animais, transmitem emoções às crianças", diz o professor Kall Sales, pesquisador da área de tradução literária de Fortaleza (CE). "Com essa, as crianças se divertem e aprendem uma mensagem importante".

Converse com o seu filho: Não é que ser determinado é mais importante do que ser espertinho? Pense com o seu filho sobre um exemplo assim no dia a dia dele, como esperar por um presente melhor em vez de insistir para ganhar um que não é tão legal imediatamente.

Faixa etária: 6/8 anos
2. Pinóquio, de Collodi

A história do boneco de madeira determinado a se tornar um menino de verdade.

Palavra de especialista: O professor Kall Sales acredita que a aventura de Pinóquio, além de encantar as crianças por seu aspecto fabuloso, simboliza a determinação. "O boneco tem um sonho e sai em busca de uma maneira de realizá-lo", frisa.

Converse com o seu filho: "É um livro importante para atentar sobre os perigos da vida, como se deixar levar pelas más intenções de outros", ressalta Kall Sales. Assim, é interessante ler junto com a criança de maneira crítica, enfatizando os riscos que Pinóquio correm em sua determinação para se tornar criança - e a importância dessa mesma determinação, mas mais bem aplicada, no salvamento de seu pai, Gepeto.

Faixa etária: 9/10 anos
3. Oliver Twist, de Charles Dickens

Logo no nascimento, Oliver Twist passa por sua primeira grande dificuldade, a morte da mãe. Na instituição para crianças órfãs, onde mora, passa por privações e é obrigado a trabalhar. Esse é o ponto de partida para o clássico de Dickens, que gera uma rica discussão acerca dos direitos conquistados pelas crianças no século 20.

Palavra de especialista: Para jogar luz sobre o aspecto da determinação, Márcia Scarpa, que trabalha o livro com alunos do 6º ano de uma escola em Mauá (SP), foca na evolução da personagem: "Mesmo passando por situações de extrema tensão e desumanidade, Oliver se mantém convicto em seu posicionamento diante da vida. Ele é esperançoso", argumenta a professora, lembrando, ainda, que o final do romance "é uma injeção de ânimo e esperança para o leitor".

Converse com o seu filho: O que Oliver Twist tem de especial? De que forma ele se mantém fiel aos seus princípios? A determinação, aqui, é tanto moral quanto prática: Oliver luta por seus objetivos, mas sem renunciar ao que acredita.

Faixa etária: 11/12 anos
4. A Mocinha do Mercado Central, de Stella Maris Rezende

Nesse romance de iniciação, com belo trabalho estilístico, a mineira Maria Campos assume diferentes nomes conforme passa por diferentes cidades brasileiras. Trata-se de uma busca determinada por sua identidade.

Palavra de especialista: "O desejo de liberdade e de definição da personalidade são temas com os quais o adolescente se identifica", aponta o professor Kall Sales, de Fortaleza (CE). Com uma personagem principal marcante, o livro indiretamente incentiva a percepção de duas habilidades não cognitivas: a determinação e o protagonismo.

Converse com o seu filho: A origem de uma pessoa determina o seu destino? De que forma? Até que ponto o ambiente determina a nossa vida, e até que ponto nós mesmos somos responsáveis por nosso destino?

Faixa etária: 13/14 anos
5. Na Natureza Selvagem, de Jon Krakauer

Em adolescentes mais maduros, a história de Christopher McCandless, que buscou se isolar do mundo, de seu capitalismo desmedido e das convenções sociais, pode incrementar diversas questões existenciais que naturalmente surgem nessa fase de transição para a fase adulta.

Palavra de especialista: Vinicius da Silva Rodrigues, professor de literatura e pesquisador em Letras na UFRGS, acredita que essa obra de não-ficção do jornalista Jon Krakauer permite levantar dilemas com os adolescentes: é possível questionar a determinação de um indivíduo? Até que ponto precisamos de outras pessoas? "A felicidade só é real quando compartilhada", como conclui a personagem?

Converse com o seu filho: este é um livro interessante para ler em paralelo com o seu filho e ir debatendo com ele, aos poucos, as motivações do protagonista e em que medida vocês se identificam ou não com a determinação dele.

Faixa etária: a partir de 15 anos

 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada