CRÉDITOS
?
MISTÉRIOS EM SÉRIE
OK
FECHAR
FECHAR

FALTAM

12

9

DESAFIO MÁGICO

SEJA BEM-VINDO ESTRANHO!

Sou o Espelho Mágico e tenho pistas sobre os 12 objetos que inspiraram famosos escritores. Decifre os enigmas ou veja as dicas e encontre-os para saber mais sobre séries incríveis.

OK

ACHOU!

Clique sobre os objetos cinzentos e veja informações sobre as coleções de livros. Mesmo que você não tenha sido um ótimo detetive, Karajan irá recompensá-lo com prêmios. Eles estão no baú, com outras relíquias de meu mestre.

Essa é muito fácil...

Esse menino é um dos bruxos mais famosos do mundo! Em seu esporte preferido, os atletas voam em vassouras e têm de apanhar uma bola muito veloz. Será que você conseguiria pegar essa bolinha?

DESISTO
DICA

Estou ficando com fome...

Já pensou que legal anotar tudo o que acontece no seu dia em um caderno? Pode ser bem engraçado! Pensando bem, pode ser uma comédia rica em potássio!

DESISTO
DICA

Elementar, meu caro...

Quer uma dica? Uma só? E se fossem 39 dicas, será que você conseguiria encontrar um tesouro? Que objeto você usaria para encontrar pistas e desvendar esse segredo?

DESISTO
DICA

Você sabe essa? Duvido!

Quem tiver coragem para se esconder em um lugar bem escuro pode encontrar a passagem para um reino encantado povoado por seres fantásticos, especialmente por um animal falante...

DESISTO
DICA

Essa até eu acerto...

Têm dias em que parece que tudo dá errado... Mas, para o trio de irmãos desta série, não é só impressão: estão sempre cercados de problemas! E o pior deles é um parente distante e narigudo

DESISTO
DICA

Essa é difícil, hein?

Segundo as lendas antigas, os deuses gregos são muito temperamentais. Já pensou se você descobrisse que justamente um dos mais explosivos deles é o seu pai e está furioso com você? Medo!!!

DESISTO
DICA

Ah, é a série preferida de Karajan!

Existe um lugar encantado onde fadas, monstros, heróis e criaturas de todos os mundos de fantasia se encontram para brincar com crianças e uma boneca muito maluca. Ainda bem que ela parou de tagarelar!

DESISTO
DICA

Pense bem, caro detetive...

Como um menino medroso pode treinar uma criatura mágica e perigosa? Será que os dois podem ficar amigos? Vale ler os livros desta série para descobrir. Mas cuidado para não se queimar...

DESISTO
DICA

Coragem, detetive!

Um grande herói pode surgir de onde a gente menos espera e nem sempre ele usa magia. Seu poder secreto pode estar na roupa de baixo!

DESISTO
DICA

Eu adoro essa série!

O que você faria se encontrasse uma grande pedra azul, aparentemente rara e preciosa? Talvez pensasse em vendê-la... Mas talvez esse objeto não seja uma pedra e esconda um segredo e um destino mais importante que qualquer riqueza.

DESISTO
DICA

Abra os olhos!

O personagem principal desta série tem uma inteligência incrível. Ele encara oponentes do mundo encantado com estratégia e usa um acessório comum entre os humanos para proteger sua mente do olhar hipnótico das fadas. Você consegue enxergar?

DESISTO
DICA

Que fofo! Ou seria arrepiante?

Assustador... Arrepiante... Medonho... Ele não é nada do que dizem, mas é preciso confessar que, conforme a lenda, sua imagem não aparece no espelho. Será que é por que ele ainda não alcança o espelho?

DESISTO
DICA
HISTÓRIA
TÍTULOS
FICHA SECRETA
X

HARRY POTTER

Aulas de voo e de adivinhação, centauros, fantasmas, vilões apavorantes, heróis irresistíveis e muita magia garantiram o sucesso da série Harry Potter. A história já é famosa, mas mesmo quem já assistiu aos filmes vai se surpreender com o enredo dos livros, que trazem mistérios que não aparecem na versão cinematográfica. A saga completa tem sete títulos, alguns com mais de 500 páginas, mas o texto é envolvente e cheio de surpresas! Quem começa a ler dificilmente consegue se desgrudar da história antes de chegar ao final.

Harry Potter e a Pedra Filosofal
 
Harry Potter e a Câmara Secreta
 
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo
 
Harry Potter e a Ordem da Fênix
Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Harry Potter e as Relíquias da Morte

HARRY POTTER
Autora: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Trecho: “Mas daquele momento em diante, Hermione Granger tornou-se amiga dos dois. Há coisas que não se pode fazer junto sem acabar gostando um do outro, e derrubar um trasgo montanhês de quase quatro metros de altura é uma dessas coisas."
Você sabia? A autora afirmou que desde que começou a escrever o primeiro livro planejou o final da série. Ela teria deixado as anotações sobre o final guardadas em um cofre enquanto escrevia os sete exemplares.
Mais livros: Animais Fantásticos e Onde Habitam; Quadribol Através dos Séculos e Os Contos de Beedle, o Bardo.
Nas telas: Todos os livros da série viraram filmes e, o último, Harry Potter e As Relíquias da Morte foi dividido em duas partes.

HISTÓRIA
TÍTULOS
FICHA SECRETA
X

DIÁRIO DE UM BANANA

O bom humor é a marca desta série, que apresenta, em forma de diário ilustrado, as aventuras e encrencas vividas por Greg Heffley, um garoto de 14 anos que pretende se destacar entre os amigos da escola e sobreviver no meio de uma família que, ao menos do ponto de vista dele, é totalmente maluca. Entre um “mico” e outro Greg decide escrever um diário e registrar suas impressões e reflexões sobre amigos, professores, pais, irmãos, meninas e outros seres estranhos. Os desenhos, criados pelo próprio autor, complementam o texto de forma divertida.

Diário de um Banana
Diário de um Banana - Rodrick é o Cara
Diário de um Banana - A Gota D’Água
Diário de um Banana - Dias de Cão
Diário de um Banana - A Verdade Nua e Crua
Diário de um Banana - Casa dos Horrores

DIÁRIO DE UM BANANA
Autor: Jeff Kinney
Editora: Vergara & Riba
Trecho: "Então, só não espere que eu seja todo 'Querido Diário' isso, 'Querido Diário' aquilo. A única razão de eu ter aceitado isso é porque imagino que, mais para a frente, quando eu for rico e famoso, vou ter coisas melhores para fazer do que ficar respondendo a perguntas bestas o dia inteiro. Daí este livro vir a calhar."
Você sabia? Greg, protagonista da série Diário de um Banana, surgiu de um rabisco do autor. O americano Jeff Kinney foi juntando desenhos e anotações e divulgou gratuitamente uma versão imensa do diário na internet. Só depois ele lançou os livros.
Mais livros: Diário de um Banana – O Livro do Filme e Diário de um Banana – Faça você Mesmo.
Nas telas: Já foram lançados três filmes: Diário de um Banana, Diário de um Banana 2: Rodrick é o Cara e Diário de um Banana: Dias de Cão.

HISTÓRIA
TÍTULOS
FICHA SECRETA
X

39 CLUES

Esta coleção de aventura e suspense tem um diferencial curioso: os livros são escritos por autores diferentes. Os personagens principais são os irmãos Amy, uma garota de 14 anos, e Dan Cahill, um menino de 11 anos, que aceitam um desafio proposto por sua avó e saem em busca de 39 pistas que podem torná-los incrivelmente poderosos. Em suas missões, os dois encaram armadilhas, desvendam segredos arrepiantes, enfrentam rivais e descobrem que sua família tem ligações misteriosas com grandes personalidades de todos os tempos, como Galileu Galilei, Thomas Edison, Picasso, Beethoven, Isaac Newton, Napoleão Bonaparte, Neil Armstrong, entre muitos outros. A segunda fase da série traz Amy e Dan em novas missões.

O Labirinto dos Ossos (Rick Riordan)
Uma Nota Errada (Gordon Korman)
O Ladrão de Espadas (Peter Lerangis)
Além do Túmulo (Jude Watson)
O Círculo Negro (Patrick Carman)
Nas Profundezas (Jude Watson)
O Ninho de Cobras (Peter Lerangis)
O Código do Imperador (Gordon Korman)
Alerta de Tempestade (Linda Sue Park)
O Último Desafio (Margaret Peterson Haddix)

39 CLUES
Vários autores
Editora: Ática
Trecho: "Dan tentou se concentrar. A boca de dona Zapata se mexia, mas as palavras dela eram uma confusão de sons. De vez em quando alguma coisa se destacava, tipo ‘etruscos’. Uma vez ‘batalha sangrenta’ chamou a atenção de Dan, até ele cair no tédio outra vez."
Você sabia? Rick Riordan, autor das séries Percy Jackson e os Olimpianos, Os Heróis do Olimpo e As Crônicas dos Kane, foi o criador da coleção 39 Clues e escreveu o primeiro livro da série.
Mais livros: O Livro Negro da Família Cahill (Rick Riordan) e A Ascenção dos Vésper – Introdução à Fase 2 (Rick Riodan, Peter Lerangis, Gordon Korman e Jude Watson). Fase 2 - A Conspiração Medusa (Gordon Korman)
Nas telas: Os livros ainda não foram adaptados para TV ou cinema.

HISTÓRIA
TÍTULOS
FICHA SECRETA
X

AS CRÔNICAS DE NÁRNIA

Na época da Primeira Guerra Mundial, os irmãos Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia ficam hospedados numa misteriosa mansão, em um local afastado de Londres. Quando resolvem brincar de esconde-esconde, Lucy entra em um quarto, abre um velho guarda-roupa e descobre uma passagem secreta para um reino encantado. Os quatro vão parar em Nárnia, um universo mágico, povoado por príncipes, faunos e animais que falam, entre eles, o sábio leão Aslam. É empolgante viajar por essa dimensão fantástica com os quatro irmãos para conhecer lugares e personagens mágicos. Escritos na década de 1940, os livros têm uma narrativa dinâmica e com muita ação.

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
O Príncipe Caspian
A Viagem do Peregrino da Alvorada
A Cadeira de Prata
O Cavalo e seu Menino
O Sobrinho do Mago
A Última Batalha

AS CRÔNICAS DE NÁRNIA
Autor: C. S. Lewis
Editora: Martins Fontes
Trecho: "O que aqui se conta aconteceu há muitos anos, quando vovô ainda era menino. É uma história da maior importância, pois explica como começaram as idas e vindas entre o nosso mundo e a terra de Nárnia.”
Você sabia? Na série, há referências a histórias da Bíblia e elementos das mitologias nórdica e grega, como faunos, sereias, duendes e dragões.
Nas telas: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, O Príncipe Caspian e A Viagem do Peregrino da Alvorada já viraram filmes.

HISTÓRIA
TÍTULOS
FICHA SECRETA
X

DESVENTURAS EM SÉRIE

Logo de início, o autor Lemony Snicket avisa aos futuros leitores: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere...” O alerta é uma brincadeira e já dá o tom de humor macabro da série, cujos heróis são os irmãos Baudelaire, que ficam órfãos e enfrentam situações terríveis. A mais velha é Violet, uma inventora de 14 anos; Klaus, o irmão do meio, tem 12 anos e adora ler; e Sunny, com três anos, tem uma inteligência incrível e fala de um jeito estranho que só seus irmãos entendem. Passando de um tutor apavorante a outro, os três são perseguidos por acontecimentos sinistros e se envolvem em mistérios e perigos. Mas, unidos, encaram as dificuldades e encontram pessoas realmente legais em seu caminho.

Mau Começo
A Sala dos Répteis
O Lago das Sanguessugas
Serraria Baixo-Astral
Inferno no Colégio Interno
O Elevador Ersatz
A Cidade Sinistra dos Corvos
O Hospital Hostil
O Espetáculo Carnívoro
O Escorregador de Gelo
A Gruta Gorgônea
O Penúltimo Perigo
O Fim

DESVENTURAS EM SÉRIE
Autor: Lemony Snicket (pseudônimo de Daniel Handler)
Editora: Companhia das Letras
Trecho: "Momentos felizes não são o que mais encontramos na vida dos três jovens Baudelaire, cuja história está aqui contada. Violet, Klaus e Sunny Baudelaire eram crianças inteligentes, encantadoras e desembaraçadas, com feições bonitas, mas com uma falta de sorte fora do comum, que atraía toda espécie de infortúnio, sofrimento e desespero. Lamento ter que dizer isso a vocês, mas o enredo é assim. Fazer o quê?".
Você sabia? Na época do lançamento do primeiro livro, para aumentar o mistério, Daniel Handler se apresentou como um representante do autor Lemony Snicket, que era convidado para muitos eventos, mas nunca aparecia em público. Só depois Handler revelou que era ele o escritor e que Lemony era só seu pseudônimo. Ele criou uma biografia para Lemony e já lançou outros livros com essa assinatura.
Nas telas: O filme Desventuras em Série é uma adaptação dos três primeiros livros da saga.

HISTÓRIA
TÍTULOS
FICHA SECRETA
X

PERCY JACKSON E OS OLIMPIANOS

Os deuses do Olimpo mostram seus poderes em pleno século 21 e garantem momentos de aventura e mistério nesta série. Percy é um garoto de 12 anos que tem dificuldades em se adaptar na escola e sempre se envolve em confusões. De repente, descobre por que tantos fatos estranhos parecem persegui-lo: seu pai é Poseidon, o poderoso deus dos mares. Essa revelação leva o garoto a iniciar uma jornada entre criaturas fantásticas para evitar uma guerra no Olimpo e a descobrir seu potencial e seus limites, tanto no mundo dos humanos quanto no mundo dos deuses. Quem tem interesse por mitologia grega vai adorar a série e quem não tem, provavelmente, vai querer saber mais sobre o assunto ao acompanhar a saga de Percy Jackson.

O Ladrão de Raios
O Mar de Monstros
A Maldição do Titã
A Batalha do Labirinto
O Último Olimpiano

PERCY JACKSON E OS OLIMPIANOS
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Trecho: "Se você é uma criança normal, que está lendo isto porque acha que é ficção, ótimo. Continue lendo. Eu o invejo por ser capaz de acreditar que nada disso aconteceu. Mas, se você se reconhecer nestas páginas – se sentir alguma coisa emocionante lá dentro – pare de ler imediatamente. Você pode ser um de nós. E, uma vez que fica sabendo disso, é apenas uma questão de tempo antes que eles também sintam isso e venham atrás de você. Não diga que eu não avisei."
Você sabia? O nome do herói Percy é uma referência a Perseu, personagem da mitologia grega que era filho do deus Zeus com uma mortal e que venceu a monstruosa Medusa.
Mais livros: Os Arquivos do Semideus e Percy Jackson e os Olimpianos: Guia Definitivo
Nas telas: Percy Jackson e o Ladrão de Raios virou filme.

HISTÓRIA
TÍTULOS
FICHA SECRETA
X

SÍTIO DO PICAPAU AMARELO

O garoto Pedrinho não tem dúvida: o melhor lugar do mundo para passar as férias é o Sítio do Picapau Amarelo, onde vivem sua avó, Dona Benta, sua prima, Narizinho, e Tia Nastácia, a empregada da casa, além da boneca Emília, do sabugo Visconde e do rinoceronte Quindim, entre outros moradores e visitantes incríveis. Na série criada por Monteiro Lobato a partir da década de 1920, essa turma viaja por mundos de fantasia e encontra personagens de contos de fadas, do folclore, da mitologia e da literatura, em aventuras cheias de imaginação. Não há uma sequência obrigatória de leitura, mas é legal ler primeiro Reinações de Narizinho, o livro que apresenta os principais personagens.

Reinações de Narizinho
Viagem ao Céu
O Saci
Memórias de Emília
Caçadas de Pedrinho
O Picapau Amarelo
A reforma da natureza
A chave do tamanho
Fábulas
Peter Pan
Aventuras de Hans Staden
Histórias da Tia Nastácia
Dom Quixote das Crianças
O Minotauro
Os Doze Trabalhos de Hércules
Histórias Diversas

SÍTIO DO PICAPAU AMARELO
Autor: Monteiro Lobato
Editora: Globo
Trecho: "Uma vez, depois de dar comida aos peixinhos, Lúcia sentiu os olhos pesados de sono. Deitou-se na grama com a boneca no braço e ficou seguindo as nuvens que passeavam pelo céu, formando ora castelos, ora camelos. E já ia dormindo, embalada pelo mexerico das águas, quando sentiu cócegas no rosto. Arregalou os olhos: um peixinho vestido de gente estava de pé na ponta do seu nariz."
Você sabia? A turma do Sítio embarca em aventuras fantásticas, encontra seres como o Minotauro, a Cuca e o Saci e recebe personagens famosos como Dom Quixote e Peter Pan.
Nas telas: A versão criada para série de TV está disponível em DVD e há uma animação exibida na TV.

HISTÓRIA
TÍTULOS
FICHA SECRETA
X

COMO TREINAR SEU DRAGÃO

Soluço Spantosicus Strondus III foi um grande herói do povo viking e tornou-se famoso como O Encantador de Dragões. Mas a vida de Soluço nem sempre foi assim. O primeiro livro conta a infância do herói, um garoto normal, até demais, tímido e medroso. Isso nem seria tão ruim se ele não fosse o filho do chefe de sua aldeia, que é temido e respeitado por sua bravura. Os problemas de Soluço só aumentam quando, seguindo a tradição de seu povo, ele tem de capturar e treinar um dragão feroz, mas só consegue pegar Banguela, pequeno, sem dentes e mais teimoso que qualquer outra criatura que já existiu. Os dois serão parceiros em uma jornada perigosa, mas muito engraçada. Com fantasia, aventura, ilustrações bem legais e personagens cativantes, a série é bem humorada e gostosa de ler.

Como Treinar Seu Dragão
Como Ser um Pirata
Como Falar Dragonês
Como Quebrar a Maldição de um Dragão
Como Mudar uma História de Dragão
Guia do Herói para Vencer Dragões Mortais
Como Navegar em uma Tempestade de Dragão
Como Treinar seu Viking

COMO TREINAR SEU DRAGÃO
Autora: Cressida Cowell
Editora: Intrínseca
Trecho: "Eu não fui o tipo de garoto capaz de treinar um dragão apenas com um erguer de sobrancelhas. Eu não era um herói nato. Precisei me esforçar muito. Esta é a história de como me tornei herói do jeito mais difícil que existe."
Você sabia? Soluço e Banguela aparecem em todos os volumes da série. E no livro Como Treinar seu Viking, o narrador é Banguela, o dragão de Soluço, que conta suas aventuras com o herói de um ponto de vista bem diferente, sem perder o humor.
Nas telas: Como Treinar Seu Dragão, o primeiro livro da série, virou uma animação.

HISTÓRIA
TÍTULOS
FICHA SECRETA
X

CAPITÃO CUECA

Jorge e Haroldo são amigos, estudam na mesma classe e adoram fazer histórias em quadrinhos. Eles são os criadores (e às vezes as vítimas) de um super-herói muito engraçado: o Capitão-Cueca, o único que é “mais rápido que um elástico solto depois de esticado”. A dupla de garotos é capaz de tudo para irritar o Sr. Krupp, diretor da escola, que detesta as brincadeiras e os gibis dos meninos. Só que ele, hipnotizado, acaba se transformando no Capitão Cueca e enfrentando vilões que são pura comédia. Os livros são engraçados, com ilustrações legais, boas piadas, trechos em quadrinhos e até alguns erros de ortografia propositais (será que Jorge e Haroldo escrevem errado só para irritar mais o diretor?), além de um recurso diferente: o vire-o-game, um tipo de jogo que faz a leitura virar brincadeira.

As aventuras do Capitão Cueca
O Ataque das Privadas Falantes
A Invasão das Incrivelmente Malvadas Garotas da Cantina do Outro Planeta
O Perigoso Plano Secreto do Professor Fraldinha Suja
A Fúria da Facinorosa Mulher Tentacular
A Grande e Desagradável Batalha do Menino Biônico Meleca Seca - Parte 1
A Grande e Desagradável Batalha do Menino Biônico Meleca Seca - Parte 2
As Aventuras do Superbebê Fraldinha
A Sina Ridícula do Povo do Penico Roxo
O Livro Supercrocante da Diversão
O Aterrorizante Retorno do Caído Tilintar das Calças
A Revoltante Revanche da Robocueca Radioativa.

CAPITÃO CUECA
Autor: Dav Pilkey
Editora: Cosac Naify
Trecho: "Normalmente, as secretárias de escolas não tinham autoridade para pendurar uma criança pelas cuecas num cabide, mas aquele fora um dia particularmente estressante para a Srta. Anthrope. Ela tinha sido coberta de meleca, tinha sido arrastada pela cidade por um monstro robótico violento e (o pior de tudo) forçada a acompanhar uma excursão de pesquisa científica da escola primária. Agora era a hora da vingança."
Você sabia: Segundo o autor, um dia, na sua classe da segunda série, a turma toda caiu na risada quando a professora usou a palavra 'cueca'. Ela ficou brava e a turma riu mais ainda. Depois de adulto, lembrando-se disso, ele teve a ideia de usar essa palavra para criar um herói engraçado.
Nas telas: Os livros ainda não foram adaptados para TV ou cinema.

HISTÓRIA
TÍTULOS
FICHA SECRETA
X

ERAGON E O CICLO DA ALIANÇA

Ao encontrar uma estranha pedra azul na floresta, o jovem Eragon pensa que pode vendê-la e conseguir um bom dinheiro. Ele acha que sua sorte finalmente está mudando, mas nem imagina que aquilo é um ovo de dragão e que essa descoberta vai transformar sua vida para sempre. Assim que sai do ovo, o dragão-fêmea Saphira reconhece no jovem um cavaleiro com quem tem uma ligação ancestral. Eragon agora é um Cavaleiro Dragão e a dupla se envolve em uma missão mágica em terras habitadas por criaturas encantadas para salvar seu mundo de um rei tirano. A série é uma jornada repleta de ação e fantasia, com clima de aventura medieval.

Eragon
Eldest
Brisingr
Herança

ERAGON E O CICLO DA ALIANÇA
Autor: Christopher Paolini
Editora: Rocco
Trecho: "Diferente do que acontece com a maioria das criaturas, a consciência de um dragão não reside apenas no interior de seu crânio. Existe em seu peito um objeto rígido em forma de gema chamado Eldunarí, que significa 'o coração dos corações'. Normalmente, ele se dissolve com o corpo do dragão quando este morre. (...) Um dragão também pode expelir seu Eldunarí enquanto ainda está vivo, o que permite que o corpo e a consciência do animal existam separadamente sem, no entanto, deixarem de permanecer ligados, uma habilidade útil em determinadas circunstâncias. Mas fazer isso expõe o dragão a um grande perigo, pois aquele que se apossa de seu Eldunarí se apossa da própria alma do dragão e, com ela, poderá forçá-lo a fazer o que mandar, por mais maligna que seja a ordem."
Você sabia? Inspirado na série O Senhor dos Anéis, de Tolkien, o autor criou o mapa de um lugar encantado e idiomas diferentes para alguns personagens da coleção Eragon.
Mais livros: O Guia da Alagaesia de Eragon.
Nas telas: O filme Eragon conta a primeira parte da história.

HISTÓRIA
TÍTULOS
FICHA SECRETA
X

ARTEMIS FOWL

Artemis Fowl é um anti-herói, frio, pessimista e mal-humorado, e, aos 12 anos, é um gênio da trapaça. Único herdeiro de uma família célebre no mundo do crime, após o desaparecimento de seu pai, cria um plano ardiloso e ousado para roubar um mítico tesouro, conhecido como ouro das fadas, uma fortuna guardada por seres encantados. A história eletrizante mistura ação, magia, seres sobrenaturais, espionagem e alta tecnologia; e mostra o ponto de vista de um personagem que, apesar de todas as habilidades e de uma incrível inteligência, não se parece em nada com um herói, embora aos poucos revele um lado surpreendente de sua personalidade.

O menino prodígio do crime
Uma aventura no Ártico
O Código Eterno
 
A Vingança de Opala
 
A Colônia Perdida
O Paradoxo do Tempo
O Complexo de Atlântida V.7.

ARTEMIS FOWL
Autor: Eoin Colfer
Editora: Record
Trecho: "Agora Nguyen estava totalmente em pânico. Em geral, Artemis causava esse efeito nas pessoas. Um adolescente pálido falando com a autoridade e o vocabulário de um adulto poderoso. Nguyen já ouvira o nome Fowl – quem não ouvira, no submundo internacional? –, mas supôs que lidaria com o Artemis pai, e não com um garoto. Mas a palavra 'garoto' não fazia justiça àquele indivíduo macilento. E o gigante, Butler. Era óbvio que ele podia partir a espinha de um homem como se fosse um graveto, com aquelas mãos de mamute. Nguyen estava começando a pensar que dinheiro nenhum valia outro minuto naquela companhia estranha."
Você sabia? O livro Arquivo Artemis Fowl é uma espécie de dossiê secreto que teria sido elaborado pelo personagem e traz entrevistas com os personagens e com o autor da série.
Mais livros: Arquivo Artemis Fowl e a versão em quadrinhos Artemis Fowl Graphic Novel.
Nas telas: Os livros ainda não foram adaptados para TV ou cinema.

HISTÓRIA
TÍTULOS
FICHA SECRETA
X

O PEQUENO VAMPIRO

Anton é um garoto de nove anos fã de histórias de terror que sonha com criaturas assustadoras. Ele mal consegue acreditar em sua sorte, quando, um belo dia, encontra um vampiro de verdade dentro de casa. Seu nome é Rudiguer, e ele tem pelo menos 150 anos de idade, mas também é um menino. Os dois se tornam grandes amigos, vivem aventuras engraçadas e grandes confusões, principalmente com suas famílias. A série é envolvente, com toques de humor, suspense e alguns arrepios, e agrada até a turma que está começando a descobrir o mundo da leitura.

O Pequeno Vampiro
 
 
A Mudança do Pequeno Vampiro
 
O Grande Amor do Pequeno Vampiro
O Pequeno Vampiro no Sítio
 
O Pequeno Vampiro e a Crônica da Família
O Pequeno Vampiro no Vale das Lamentações
O Pequeno Vampiro em Perigo
 
A Viagem do Pequeno Vampiro
 
O Pequeno Vampiro na Toca do Leão
O Pequeno Vampiro e o Paciente Misterioso
O Pequeno Vampiro e o Programa Misterioso
O Pequeno Vampiro: Surpresas Desagradáveis
O Pequeno Vampiro: a Excursão da Escola
O Pequeno Vampiro: a Grande Conspiração
O pequeno Vampiro: Feliz Natal.

O PEQUENO VAMPIRO
Autora: Angela Sommer-Bodenburg
Editora: Martins Fontes
Trecho: "Escravos de Jó, jogavam vampirá, morde, suga, deixa sangrá, vampiros com vampiros fazem zigue-zigue-zá!"
Você sabia? Lançada na década de 1980, esta série foi uma das primeiras a apostar no interesse das crianças por criaturas assustadoras. A autora criou um vampiro com medos e fraquezas pensando que talvez ele pudesse ajudar as crianças a se livrarem de seus próprios medos.
Nas telas: O filme O Pequeno Vampiro conta o início da história.

EXCELENTE TRABALHO, DETETIVE!

Inspirado nas informações sobre essas séries de sucesso, o mestre Karajan poderá, enfim, parar de escrever bobagens e tornar-se um escritor de verdade! A sua recompensa está no baú, com relíquias de Karajan!

X

BRUXINHA DO 71

“Ih, por que está olhando assim? Os magos também amam...” ‹3

X

Segundo melhor
feitiço - Transformação
de humanos em sapos.

"Eu sou maravilhoso!
Sim ou com certeza?"

X

Retrato de um
mago quando bebê

"Eu sei, eu era lindo desde
infante... E talentoso!"

X

Antídoto Sapal

"Caro detetive, este é um antídoto
poderoso. Beba-o caso eu me distraia
e transforme você em um sapo."

X

Saco de moedas de ouro

"Nem pense em gastar tudo de uma vez! Até porque isso é ouro de bruxos e só os seres encantados aceitam!"

X

MAGIA NAS TELAS

Muitas séries de livros viraram filmes legais que já passaram no cinema e estão disponíveis em DVD. Confira trailers dos seus títulos favoritos.

X

Os magos indicam mais diversão no futuro!

Se você leu algumas séries e ficou enfeitiçado, chame seus amigos e veja 10 ideias legais para curtir ainda mais a sua saga preferida.

  • 1 - Escolham um personagem favorito e criem um diário para ele, registrando o que acontece nas páginas das histórias e outros acontecimentos que vocês imaginarem. Depois, que tal cada um fazer seu próprio diário?
  • 2 - Imaginem e escrevam um final diferente para a saga. Caprichem nos detalhes.
  • 3 - Junte amigos que também gostem da série e escolham uma sequência legal para fazer uma encenação teatral. Caprichem no cenário, improvisem o figurino e divirtam-se!
  • 4- Escrevam o nome dos personagens mais legais da série em papeizinhos e distribuam entre a turma. Cada um na sua vez deve fazer uma mímica para que os amigos descubram que personagem está representando. Não vale falar!
  • 5- Pesquisem na internet e em livros os assuntos mais legais da série. Cada um pode escrever um capítulo especial sobre o seu tema preferido, acrescentando fotos e desenhos, como se fosse incluir no livro.
  • 6 - Se a sua série favorita virou filme, chame uma turma para uma sessão de cinema em casa e comparem o que assistiram com a história do livro.
  • 7 - Convide uma turma de pelo menos quatro amigos para brincar. Escolham uma série conhecida de todos e distribuam papéis e lápis. Cada um deve escrever o nome do personagem com o qual se acha mais parecido e explicar o motivo da escolha em três linhas. Depois coloquem os papéis numa caixinha. Cada participante sorteia um papel e tem de ler e descobrir quem escreveu.
  • 8 - Escolham trechos legais da saga e transformem em história em quadrinhos.
  • 9 - Cada um desenha um local da saga que gostaria de conhecer e depois cola sua própria foto no cenário que criou. A turma tem de descobrir onde cada colega está.
  • 10 - Escreva uma carta para seu personagem favorito, contando tudo sobre você e dizendo por que é fã da série. Se quiser, dê algumas dicas para ele se livrar dos perigos ou dos "micos" que vai encarar e combine de passarem alguns dias de férias juntos – no mundo real ou no mundo dos livros.
X

Viaje na rede!

Para saber mais detalhes sobre as séries de livros que o mago Karajan adora, clique nos links e visite alguns sites divertidos. Nem todos têm versão em português, mas você pode baixar imagens, curtir jogos e vídeos mesmo em outros idiomas – aproveite para aprender palavras em inglês e em francês.

HISTÓRIA
TÍTULOS
FICHA SECRETA
X

Diário de um Vampiro Banana

Espinhas no rosto, amigos, namoros, decepções... Quase todo adolescente tem essas preocupações. Até mesmo um vampiro adolescente. É o caso de Nigel Mullet, que vai aguentar esses problemas por toda a eternidade, já que essas criaturas não envelhecem! Determinado a mostrar que, embora não esteja exatamente vivo, também tem sentimentos, Nigel escreve um diário e conta as dificuldades de um garoto apaixonado e muito diferente. O tom bem-humorado e as referências ao mundo do terror garantem uma leitura divertida.

Diário de um Vampiro Banana
Diário de um Vampiro Banana 2– Conde Crápula
Aventuras de um Lobisomem Banana

DIÁRIO DE UM VAMPIRO BANANA
Autor: Tim Collins
Editora: Novo Século
Trecho: "Este ano farei 100 anos, então decidi que já estava na hora de escrever um diário. Talvez você esteja lendo isto no futuro quando algum idiota já tiver enfiado uma estaca em meu coração ou cortado a minha cabeça fora. Talvez você seja um professor universitário que esteja estudando a minha poesia. De qualquer maneira, bem-vindo ao meu primeiro diário."
Você sabia? Apaixonado por uma garota da escola, o vampiro Nigel escreve alguns poemas de amor em seu diário. O autor do livro confessou que se divertiu muito ao escrever poemas horríveis, como os que imagina que um vampiro adolescente, apaixonado e não muito esperto, faria.
Nas telas: Os livros ainda não foram adaptados para TV ou cinema.

As Crônicas dos Kane

Desde que perderam a mãe, o garoto Carter e sua irmã Sadie vivem separados. Ela mora em Londres com os avós, e o menino viaja com o pai, Dr. Julius Kane, um famoso egiptólogo. Quando os irmãos descobrem que deuses egípcios estão despertando e são uma ameaça real no presente, embarcam em uma arriscada aventura. Carter e Sadie se alternam como narradores da história, criando um efeito divertido que mostra a rivalidade e o carinho entre os irmãos. Ação e humor se misturam com os mistérios da Mitologia nos três livros da série.

A Pirâmide Vermelha
O Trono de Fogo
A Sombra da Serpente.

AS CRÔNICAS DE KANE
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Trecho: "Temos apenas algumas horas, por isso escute com atenção. Se você está ouvindo esta história, já corre perigo. Sadie e eu podemos ser sua única chance. Vá para a escola. Encontre o armário. Não vou dizer que escola ou que armário, porque, se você é a pessoa certa, vai encontrá-los. A combinação é 13/32/33. Quando você terminar de ouvir a gravação, vai saber o que esses números significam. Lembre-se apenas de que a história que estamos começando a contar ainda não terminou. O final vai depender de você."
Você sabia? Para escrever a série, o autor fez muitas pesquisas sobre o Egito antigo, mas contou com uma ajuda especial para testar as partes mais engraçadas: lia os trechos em voz alta para os filhos e, dependendo da reação deles, reescrevia tudo, até conseguir boas risadas.
Mais livros: As Crônicas do Kane – Guia de Sobrevivência.
Nas telas: Os livros ainda não foram adaptados para TV ou cinema.

Zac Power

O disfarce de garoto inocente de 12 anos é uma estratégia perfeita para Zac Power: ninguém desconfia de que ele é um espião internacional. O problema é que Zac é mesmo um menino de 12 anos e, além de encarar missões de alto risco, precisa ir à escola, arrumar o quarto e se entender com a família. Com textos curtos repletos de reviravoltas, a série, segundo o próprio autor, é legal até para quem não gosta muito de ler, mas curte explosões, robôs, planos malignos, papagaios assassinos, barcos secretos e aranhas mutantes.

Ilha do Veneno
Águas Profundas
Jogos da Mente
Medo no Gelo
Invasão Noturna
A Tumba Amaldiçoada
Aventura no Espaço
Perigo na Montanha
Sucesso no Cinema
Onda de Choque
Alto Risco
Disfarçado
Nas alturas
Pânico no Vulcão
Treinamento Radical
Corrida no Pântano
Medo no Parque
Casa do Terror
Por um Triz
Naufrágio
Aventura na Pista de Corrida
Turbulência no Rio
Jogo Sujo
Fúria Pré-histórica

ZAC POWER
Títulos: Ilha do Veneno; Águas Profundas; Jogos da Mente; Medo no Gelo; Invasão Noturna; A Tumba Amaldiçoada; Aventura no Espaço; Perigo na Montanha; Sucesso no Cinema; Onda de Choque; Alto Risco; Disfarçado; Nas Alturas; Pânico no Vulcão; Treinamento Radical; Corrida no Pântano; Medo no Parque; Casa do Terror; Por um Triz; Naufrágio; Aventura na Pista de Corrida; Turbulência no Rio; Jogo Sujo; Fúria Pré-histórica e mais as séries especiais Zac Power Test Drive e Zac Power Mega Missão.
Autor: H. I. Larry
Editora: Fundamento
Trecho: "O trabalho do Vovô é tão secreto que quase ninguém sabe sobre ele... A não ser Zac e sua família, que também são espiões da AIG."
Você sabia? O nome do autor, H. I. Larry, é um pseudônimo que faz referência aos nomes da autora do primeiro livro da série, Hilary Badger, e da editora que a ajudou, Hilary Rogers. Depois, alguns outros autores passaram a escrever livros para a série, mantendo o nome como uma identidade secreta.
Nas telas: Os livros ainda não foram adaptados para TV ou cinema, mas há rumores de que podem virar filmes.

Os Heróis do Olimpo

A série retoma o universo encantado de Percy Jackson e os Olimpianos e traz novos personagens, um grupo de semideuses romanos e uma trama intrincada. Depois de salvar o Olimpo do maligno Cronos, Percy e seus amigos têm de reconstruir o Acampamento Meio-Sangue, onde a próxima geração de semideuses deverá se preparar para enfrentar uma profecia assustadora. Os jovens vão precisar da ajuda de heróis mais experientes, e as batalhas prometem ser ainda mais difíceis. A série terá cinco livros, mas só dois foram lançados no Brasil.

O Herói Perdido
O Filho de Netuno

O HERÓI DO OLIMPO
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Trecho: "A dor nos olhos de Jason ficou mais intensa. Meio-sangue. Acampamento. Monstros. Ele continuava sem saber do que o treinador Hedge estava falando, mas as palavras fizeram sua cabeça doer, como se sua mente tentasse encontrar informações que deveriam estar ali, mas não estavam."
Você sabia? O autor não queria fazer uma simples continuação de Percy Jackson porque achou que a história já estava encerrada. Ele preferiu iniciar uma nova série e retomar alguns personagens, mantendo o tema da mitologia grega, mas mudando o ritmo da história.
Nas telas: Os livros ainda não foram adaptados para TV ou cinema.

O Pequeno Nicolau

Engraçado e com um jeito muito especial de ver o mundo, Nicolau estuda em uma escola só de meninos, com Agnaldo, o queridinho da professora; Eudes, um valentão; Godofredo, que é rico e mimado; e Alceu, um tremendo comilão, entre outros garotos divertidos. Essa turma se envolve em muitas brincadeiras e confusões, tanto na escola quanto em casa, e é impossível não rir quando Nicolau comenta situações comuns, demonstrando surpresas, certezas e dúvidas que passam pela sua cabeça de criança. Ele não entende, por exemplo, por que os adultos ficam tão bravos às vezes. Bem, na verdade, Nicolau não entende também quando eles não ficam bravos... Afinal, quem consegue saber o que passa na cabeça das pessoas mais velhas? Os desenhos complementam as histórias, e com ótimas piadas visuais.

A Volta às Aulas do Pequeno Nicolau
As Brincadeiras do Pequeno Nicolau
Os Vizinhos do Pequeno Nicola
As Surpresas do Pequeno Nicolau
A Viagem do Pequeno Nicolau
O Natal do Pequeno Nicolau
A Diversão do Pequeno Nicolau
As Batalhas do Pequeno Nicolau

O PEQUENO NICOLAU
Autores: René Goscinny e Jean-Jacques Sempé
Editora: Rocco
Trecho: "Fomos logo ver os macacos. Eles são divertidos, fazem muitas coisas engraçadas e se parecem com um monte de gente que nós conhecemos (...) Depois, fomos ver os leões. Eles não são muito divertidos, porque ficam deitados e bocejando o tempo todo. Isso até eu mesmo posso fazer em casa."
Você sabia? O personagem Nicolau foi criado em 1959 para uma única história, mas os leitores gostaram tanto que depois os autores criaram aventuras em quadrinhos, uma série de livros e outra de desenhos animados. Nas telas: O filme O Pequeno Nicolau não segue o roteiro de um livro específico, mas mantém o humor especial da série.

Diário de uma Garota Nada Popular

Nikki tem 14 anos e conseguiu uma bolsa de estudos para um colégio famoso, mas as novas colegas parecem exibidas, e ela se sente perdida. Para piorar, está furiosa porque ganhou um diário de papel e não o celular descolado que sonhava mostrar na escola. Mesmo zangada, a garota começa a escrever e a desenhar em seu diário. Bem-humorada, registra momentos em família, conflitos, paqueras e amizades, fazendo ilustrações legais que tornam as situações contadas ainda mais bizarras.

Histórias de uma Vida nem um Pouco Fabulosa
Histórias de uma Baladeira nem um Pouco Glamourosa
Histórias de uma Pop Star nem um Pouco Talentosa
Como escrever um diário nada popular

DIÁRIO DE UMA GAROTA NADA POPULAR
Autora: Rachel Renée Russell
Editora: Versus Editora
Trecho: “O fenômeno da ROUPA ESNOBE é uma coisa meio confusa. Eu espero que o governo destine verbas para que os cientistas o estudem e também para descobrir como as meias fazem para sumir da lavadora. Mas, até lá, ATENÇÃO CONSUMIDORAS!"
Você sabia? As histórias que acontecem na série são baseadas em situações reais que aconteceram com a autora e com as filhas dela na época da adolescência.
Nas telas: Os livros ainda não foram adaptados para TV ou cinema.

A Lenda dos Guardiões

Nem meninos nem meninas: nesta série, os protagonistas são corujas! O herói é Soren, um filhote que é levado para um lugar onde as aves, hipnotizadas, perdem a memória. Soren faz de tudo para não se esquecer das histórias contadas por seus pais, que falavam sobre Ga’ Hoole, uma comunidade de guardiões defensores da paz. Ele espera fugir e conseguir a ajuda dos guardiões para libertar seus amigos. A série tem 16 livros repletos de enigmas, confrontos e emoções, e, por enquanto, só os oito primeiros foram lançados no Brasil.

A Captura
A Jornada
O Resgate
O Cerco
O Abalo
O Incêndio
O Filhote
O Rejeitado

A LENDA DOS GUARDIÕES
Autora: Kathryn Lasky
Editora: Fundamento
Trecho: "Embora os quatro fossem órfãos quando se conheceram, tinham se transformado em algo muito mais forte. Em um deserto ainda manchado pelo sangue de duas das corujas guerreiras mais violentas da elite de S. Aggie, que haviam derrotado em uma batalha, os amigos compreenderam em suas moelas, onde todas as corujas sentiam as suas mais fortes emoções, que eram um grupo para todo o sempre, um por todos e todos por um, ligados por uma profunda lealdade e dedicados à sobrevivência dos reinos de todas as corujas.”
Você sabia? A autora da série é fascinada por corujas, fez muitas pesquisas e planejou escrever um livro com informações reais sobre essas aves, mas, diante das dificuldade de fotografá-las, já que a maioria das espécies é noturna e todas se escondem muito bem, ela teve a ideia de fazer uma série de ficção.
Nas telas: A animação A Lenda dos Guardiões tem um visual impressionante e o roteiro é baseado nas três primeiras aventuras da série.