Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

ALFABETIZAÇÃO

O que é o PNAIC?

O Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa inclui avaliações anuais, formação continuada de professores e distribuição de materiais didáticos


29/09/2014 13:54
Texto Iana Chan
Educar
Foto: Dreamstime
Foto: Alfabetização
Plano prevê avaliação anual e universal dos alunos do ciclo de alfabetização

15,2% das crianças brasileiras chegam aos oito anos sem estarem alfabetizadas. A alfabetização tardia pode atrapalhar a aprendizagem do aluno e, visando mudar essa situação, o Ministério da Educação lançou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Realizado entre municípios, distrito federal, estados e governo federal, o objetivo do pacto é alfabetizar em Português e Matemática todas as crianças até os oito anos de idade, no final do 3º ano do Ensino Fundamental.


Alfabetização Especial Alfabetização
Dicas e informações para melhorar a aprendizagem da leitura e escrita de crianças e adultos.

 

O programa vai apoiar as escolas públicas em diferentes necessidades: estão previstas formação continuada de professores alfabetizadores, com curso presenciais e bolsas de estudos. Também serão distribuídos gratuitamente materiais didáticos e pedagógicos específicos para alfabetização, obras literárias, além de outras tecnologias educacionais, como jogos.

Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA)
Para avaliar a qualidade do aprendizado, o ministério da Educação oficializou no começo de junho de 2013 a avaliação anual e censitária para crianças que terminam o ciclo de alfabetização, do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, em escolas públicas.

Apenas os alunos do 3º ano do ensino fundamental de escolas públicas que aderiram ao PNAIC participaram da primeira edição da ANA, que foi realizada entre os dias 11 e 21 de novembro de 2013, com cerca de 2,3 milhões de crianças. Nessa prova, primeira avaliação nacional de alfabetização promovida no país, 22 Estados brasileiros concentraram mais da metade de seus alunos nos dois níveis mais baixos (de uma escala de quatro níveis) em leitura, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo. Os relatórios de desempenho estão disponíveis para acesso das escolas desde a semana passada, por meio de um sistema online. Foram avaliadas habilidades em língua portuguesa e matemática.

Em 2014, os alunos do 2º ano do fundamental também serão avaliados, para que haja tempo hábil de intervir pedagogicamente antes que as crianças terminem o ciclo.

A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) irá produzir índices sobre o conhecimento dos alunos e ajudar no cumprimento das metas do PNAIC. Outra avaliação ligada à alfabetização é a Provinha Brasil, que é aplicada em alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, no início e ao final do ano letivo. Porém, é uma prova amostral e não censitária, como a ANA.

A ANA faz parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), também composto pela Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), também conhecida como Prova Brasil. A primeira é feita de modo amostral por estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio das redes pública e privada. A segunda é censitária nos 5º e 9º anos do fundamental da rede pública.


 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada