Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

ENEM

Por dentro do Sisu

Participou do Enem 2014? Então conheça o Sistema de Seleção Unificada


30/01/2015 17:48
Texto Isadora Bertolini
Educar
Foto: Fabio Motta
Foto: Todos aqueles que fazem Enem concorrem a vagas exclusivas em instituições públicas de ensino superior. Para isso, é preciso se inscrever no SISU!
Todos aqueles que fazem Enem concorrem a vagas exclusivas em instituições públicas de ensino superior. Para isso, é preciso se inscrever no SISU!

O Ministério da Educação, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ajuda os alunos que fizeram o Enem a ingressar numa instituição pública de ensino superior. As instituições optam por destinar parte de suas vagas para o sistema, como a UFAM, UFG e a UFSC, ou todas as vagas, como a UFMT, UFMA e a UFRJ. O processo acontece duas vezes ao ano. Para participar, você deve verificar se a instituição e curso de seu interesse utilizam o sistema como critério de seleção, e se inscrever no site http://sisu.mec.gov.br/sisu. As insrições costumam ocorrer nos meses de janeiro e junho.

O resultado da primeira chamada foi divulgado no dia 26 de janeiro e o da segunda chamada será divulgado no dia 11 de fevereiro. O estudante poderá concorrer a até duas opções de vaga e, ao longo do período de inscrição, pode alterar as opções de curso. Os candidatos que não forem convocados nas duas chamadas poderão integrar a lista de espera.

Para ler, clique nos itens abaixo:
O que é o Sisu?
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema em que instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Tudo isso é feito por meio de um sistema informatizado do Ministério da Educação.
Quem pode se inscrever?
Todo candidato que teve nota da redação do Enem 2014 acima de zero. Algumas instituições, porém, adotam notas mínimas diferentes. A inscrição não será realizada caso a nota do candidato seja abaixo da nota mínima adotada.
Como se inscrever?
Acessando o site do SISU. Você deve ter o seu número de inscrição e senha do Enem 2014 em mãos (caso não se lembre, recupere-os aqui. A inscrição é feita exclusivamente pela internet e não há a cobrança de taxas.

Como o sistema de inscrição é dinâmico, a nota de corte para cada curso é calculada todos os dias. O candidato pode acompanhar esse cálculo para, se necessário, mudar suas opções e assim aumentar suas chances de ingresso.
Quais as instituições de ensino participantes?
A relação das instituições participantes, bem como os cursos inclusos, pode ser consultada aqui. Os cursos mais procurados são Medicina, Direito e Psicologia.
Como funciona a seleção dos candidatos?
Cada candidato, no ato de inscrição, escolhe duas instituições em que deseja ingressar. Ele escolhe também se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas previstas na Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012 ) ou às vagas destinadas a outras políticas afirmativas das instituições, como as cotas raciais. O candidato pode ser beneficiado por apenas uma modalidade de concorrência, cabendo a ele determinar em qual política seu perfil se encaixa.

Passado o período de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos com as melhores notas para as opções que escolheram. Serão realizadas duas chamadas, nas quais os aprovados devem ficar atentos para os períodos de matrícula.

A primeira chamada será divulgada no dia 26 de janeiro, e a segunda no dia 11 de fevereiro. Caso não tenha sido aprovado, o candidato entra na fila de espera.

A seleção tem duas edições a cada ano.

 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada