Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

Educação de adultos

Diploma de graça em dois dias

É possível receber seu certificado de ensino fundamental ou médio - válido pelo Ministério da Educação! - sem desembolsar um centavo ou ter de se matricular em uma escola


Viva

10/10/2008 14:37

Texto
Daniele Maia

Foto: Caninde Soares
sala de aula

Turma de alfabetização de adultos na Escola Municipal Professor Zuza

----- PAGINA 01 -----

Se você não está matriculada no ensino fundamental ou médio e quer garantir o diploma sem voltar a freqüentar os bancos escolares, chegou a sua chance. Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que acontece dias 13 e 14 de dezembro. Nunca ouviu falar? São provas realizadas anualmente (desde 2002), no país inteiro, em dois dias, para avaliar competências de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de se formar. Basta se inscrever e fazer o teste. Se alcançar a nota mínima exigida - 100, de um máximo de 180 - você recebe o certificado.

As inscrições são gratuitas e vão até o dia 31 de outubro de 2008. Você pode fazer a sua no site do Encceja, no do Ministério da Educação ou ainda em uma das agências dos Correios. Em 2007, os resultados demoraram três meses para sair, mas o ministério quer divulgá-los cada vez mais cedo.

Quer fazer a prova onde?

Mas atenção: as secretarias de educação municipais e estaduais não são obrigadas a oferecer o exame. Por isso, você precisa, primeiro, verificar no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira a lista com os 649 minicípios que aderiram ao Encceja, pois terá de especificar uma secretaria para realizar sua inscrição.

Direto para a universidade

Tem um mundaréu de gente de olho no certificado. A expectativa dos organizadores é de que 840 mil pessoas participem em 2008. Pudera: ele garante chances maiores de conseguir um emprego ou até um salário mais alto! Sem falar no tão sonhado ingresso na faculdade. “Há pessoas que tiraram diploma com provas do Encceja e já tiveram acesso à universidade”, conta Heliton Ribeiro Tavares, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep.

Para poder participar

Você só precisar estar com mais de 15 anos de idade e não ter completado o ensino fundamental ou estar acima dos 18 anos e não ter concluído o nível médio. Comece a estudar desde já.

Matérias da prova

Pelo Encceja, você pode se inscrever e obter certificação em uma ou mais disciplinas - mas sempre no mesmo nível de ensino. Confira quais são elas:

Nível fundamental: língua portuguesa, língua estrangeira moderna, educação artística e educação física; história e geografia; matemática; ciências naturais.

Nível médio: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; e ciências da natureza e suas tecnologias.

Saiba mais

A estrutura do exame
Secretarias que aderiram
Objetivos do Encceja
Matriz de competências


----- PAGINA 02 -----

 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada