Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

FINANCIAMENTO

Pague a faculdade só depois do diploma!

Como financiar os estudos pelo Fies e realizar seu sonho!


29/03/2012 14:52
Texto Alessandra Toniazzo
Viva
Foto: SXC
Foto: Diploma
O programa do governo federal facilita o parcelamento da graduação para quem não tem renda suficiente

Imagine ganhar R$ 1 mil por mês como auxiliar administrativa e ter que pagar R$ 998 na faculdade de fisioterapia. Foi o que aconteceu com Tatiana Ferrola, de 30 anos. Mas o que parecia um problema sem solução foi resolvido com o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). O programa do governo federal facilita o parcelamento da graduação para quem não tem renda suficiente para pagar as mensalidades.

Quanto menos você tiver para investir de imediato, mais chance de conseguir até 100% de financiamento. Qualquer pessoa pode tentar o Fies e o número de beneficiados depende de cada faculdade. E há mais notícias boas: com juros de apenas 3,4% ao ano, você pode pagar a dívida 18 meses depois formada.

Com Tatiana foi assim. Ela entrou na faculdade de fisioterapia em 2000, na Uniban de São Paulo. Para ter o diploma, persistiu durante um semestre até conseguir o financiamento. De manhã, à tarde e à noite lá estava ela na secretaria do curso esperando uma chance para se inscrever. "Não foi fácil. Eram poucas vagas e muita documentação para o financiamento ser aprovado", lembra. "É como comprar uma casa, tem de ter muita paciência. Mas consegui aprovação de redução de 70% da mensalidade e pagava os outros 30% com meu salário". Tatiana fazia um orçamento mensal de quanto podia gastar em alimentação, festas, roupas e livros.

Hoje, oito anos depois de formada, Tatiana quitará a última prestação do financiamento em abril. Ela começou a pagar logo depois da formatura e agora tem a certeza de que o Fies ajudou a realizar seu sonho.

Ficou animada?
Se você ficou interessada no Fies, anote uma questão importante: quem tem renda mensal de até um salário mínimo não precisa apresentar fiador. Caso contrário, é necessário uma pessoa que ganhe três vezes o valor da mensalidade do curso. Veja o passo a passo para conseguir o benefício:

Para ler, clique nos itens abaixo:
Quem pode participar?
O Fies financia estudantes matriculados em faculdades não gratuitas. Vale para qualquer curso, desde que a faculdade esteja credenciada ao programa. Para alunos que terminaram o ensino médio em 2010, será exigido o Enem. Antes disso, não é necessário. Importante: o número de financiamentos e os critérios de escolha do candidato são definidos pela instuituição de ensino.
Como saber se a faculdade está cadastrada no Fies?
Somente instituições que obtiveram conceito maior ou igual a três na avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior fazem parte do programa. Para saber se a faculdade que você pretende fazer está nesse cadastro, pesquise pelo nome dela no site sisfiesportal.mec.gov.br.
Por onde começo?
Preencha seus dados no site sisfiesportal.mec.gov.br.

Com a validação do cadastro por e-mail, você terá dez dias para fazer a inscrição e pedir o financiamento.

Uma comissão vai analisar seu caso e, depois de aprovada, procure a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil para formalizar a contratação do benefício.

 

amigos do educar

 


lição de casa

Crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Faça a sua parte!



depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

EDUCAÇÃO INFANTIL
Como contribuir com essa importante fase de formação da criança

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Como acompanhar os primeiros passos da vida escolar de seu filho

ENSINO MÉDIO
Dicas para pais e alunos enfrentarem esta fase de novos desafios

mais lidos

ALFABETIZAÇÃO
11 dicas para ajudar na alfabetização de seu filho

TECNOLOGIA
52 sites que ensinam e divertem a criançada