Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

ZIG ZIG ZAA

A moda em harmonia com o universo da criança

A pedagoga da Zig Zig Zaa , Bernadete Wolff Cisz explica por que é importante que as roupas feitas para crianças não sejam apenas bonitas, mas também educativas


Voltar a Home do Canal: Zig Zig Zaa
Texto
Redação Educar para Crescer

Foto: Divulgação
Aprendendo a conversar com as crianças

A pedagoga Bernadete Wolff Cisz tem um trabalho diferente da maioria das suas colegas de profissão. Ela faz parte da equipe de criação da marca de roupas infantis Zig Zig Zaa, da Malwee Malhas, patrocinadora do movimento EDUCAR PARA CRESCER.

Criada com o intuito de contribuir com o desenvolvimento saudável dos pequenos, a Zig Zig Zaa conta com a ajuda de Bernadete para por em prática essa difícil tarefa. A pedagoga é graduada pela Unidavi (Universidade para o Desenvolvimento do Vale do Itajaí) e especializou-se em Pedagogia Gestora, com ênfase em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pela FEJ (Fundação Educacional de Joinville).

Na entrevista a seguir, Bernadete fala mais sobre o processo de criação das peças da Zig Zig Zaa e da importância de incluir referências como o Sistema Braille e a linguagem de sinais Libras na roupas infantis. “Estas linguagens são estratégias necessárias para favorecer a acessibilidade e interação entre as pessoas”, diz ela.

Para ler, clique nos itens abaixo:
Como é o seu trabalho na Zig Zig Zaa?
Participo da equipe de criação da Malwee, orientando, sugerindo e avaliando pedagogicamente as coleções. Além do trabalho com as estilistas, colaboro com a agência de marketing e comunicação responsável pela marca, elaborando o conteúdo do site www.zigzigzaa.com.br
Por que é importante que uma marca de roupas infantis tenha em sua equipe uma pedagoga?
Por tratar-se de uma marca de roupas preocupada com o desenvolvimento saudável das crianças, ter em sua equipe de criação uma profissional da área da Educação Infantil é uma prioridade, uma vez que podemos contribuir com orientações essenciais de estímulo, aprendizagem e desenvolvimento infantil.
As coleções da Zig Zig Zaa nascem sempre com um aval pedagógico?
A pedagogia indica eixos e valores relevantes à criança e às suas famílias. O universo de informações é imenso. Nós sinalizamos alguns conceitos, estimulando a participação de pais e educadores na produção do conhecimento. É importante para a Zig Zig Zaa ser um elo de identidade entre a roupa e o universo infantil. A moda deve estar em harmonia com o universo da criança na construção do conhecimento.
Uma das propostas da Zig Zig Zaa é contribuir para o desenvolvimento saudável das crianças. Como vocês fazem isso?
Buscamos alternativas para o cotidiano da criança em suas diferentes faixas etárias, favorecendo, assim, o seu desenvolvimento e aprendizagem. Contribuir para o desenvolvimento saudável significa oferecer informações que contribuam para conceitos e valores importantes para a criança. É fazer roupas que favoreçam a concepção de infância.
E os conceitos de integração social? Como são inseridos nas roupas?
Conforme já mencionamos acima, nós da Malwee Malhas temos nossos compromissos e buscamos cumpri-los constantemente. Esta tem sido a forma que encontramos para melhoria da educação no país. Sem dúvida, cada empresa deve buscar e localizar o que está ao seu alcance, por menor que seja o esforço, com certeza é valido. É impossível destacar algum setor da economia que seja mais ou menos responsável pela educação do país. Educação é direito e dever de todos.
Como é a receptividade dos consumidores em relação a uma roupa que contribui com a infância?
Indicamos valores, informações e a ponderação familiar para a responsabilidade com a infância. São condições básicas para a integração social. Tudo isso está presente em vários elementos do vestuário.
Por que é importante trazer referências como o Sistema Braille e a linguagem de sinais Libras?
Essas linguagens são estratégias necessárias para uma sociedade inclusiva, facilitando a acessibilidade e interação entre as pessoas. Todas as crianças hoje convivem no mesmo espaço escolar e na sociedade. Por isso, temos de oferecer às crianças, com ou sem deficiência, o conhecimento de outras formas de comunicação que possibilitem a interação com todos.
As roupas da Zig Zig Zaa são educativas?
Elas sinalizam a importância da aprendizagem e do ensino e colaboram trazendo conceitos que as crianças podem aprender durante esse período de desenvolvimento.
Como os pais podem estimular a aprendizagem e o desenvolvimento dos filhos por meio das roupas?
Fazendo uso das dicas e brincadeiras contempladas nas roupas e reconhecendo que também são responsáveis pelo processo de apoiar, estimular e educar.
Por que a Zig Zig Zaa começou a investir em roupas que estimulam o desenvolvimento das crianças?
A marca Zig Zig Zaa nasceu com este propósito. Sabemos que a Educação deve começar o mais cedo possível. E que, por isso, ela deve ser prazerosa e lúdica.
Essa é uma tendência? As empresas que fazem produtos para o público infantil estão mais preocupadas com a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças?
Estamos iniciando e contribuindo para uma cultura de Educação Infantil e valorizando uma intervenção pedagógica lúdica o mais cedo possível. Temos de analisar criticamente quais os objetivos ao apresentar bens de consumo para a criança.