Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

ZIG ZIG ZAA

Guilherme Weege: “O crescimento das empresas tem de ser focado na Educação”

O administrador da malharia Malwee fala do engajamento da companhia pela melhoria da qualidade do ensino no Brasil


Voltar a Home do Canal: Zig Zig Zaa
Texto
Redação Educar para Crescer

Foto: Divulgação
Guilherme Weege

Guilherme Weege, administrador da Malvee Malhas, é um empresário premiado. Eleito Líder Empresarial Gazeta Mercantil em 2008, ele tem trabalhado para dar continuidade ao trabalho de seu avô Wolfgang Weege, que fundou a empresa em 1968 em Jaraguá do Sul (SC), com apenas quatro funcionários. Hoje a Malwee conta com aproximadamente 7 mil parceiros. Além da boa gestão, ações de responsabilidade social e ambiental são marcas da empresa, que tem entre seus compromissos a Educação, o investimento nas novas gerações e o fortalecimento da instituição familiar. Foi justamente para reafirmar esses compromissos e lutar por um Brasil melhor que a Malwee se juntou ao Educar para Crescer. Na entrevista a seguir, Weege fala da importância do engajamento do empresariado brasileiro na luta por um país menos desigual e conta que, além da Educação, a malharia sempre teve entre suas preocupações a preservação do meio ambiente.

Para ler, clique nos itens abaixo:
Por que a Malwee abraçou a causa da Educação?
Desde a sua fundação, a empresa Malwee Malhas é pautada por uma história de compromissos, reflexo de uma gestão comprometida com a sustentabilidade, com o respeito ao meio ambiente, aos padrões de qualidade, e na viabilização do bem-estar e da família, além do evidente estímulo para a educação.
Nós acreditamos que, para uma nação ser inserida no contexto da globalização, não há outra maneira se o seu crescimento não for focado na educação. A educação, na essência da palavra, ultrapassa os limites escolares, é muito mais ampla. A sociedade, pensada no seu grande âmbito, precisa estar preparada e o somatório destas ações nos permitirá desfrutar de uma realidade mais justa.
Recentemente, além das ações que já vínhamos realizando em prol da educação, decidimos fazer algo com uma chancela ainda maior. Por isso, buscamos uma parceria com pedagogas, pediatras e entrevistas com várias famílias, o que possibilitou o desenvolvimento de uma marca capaz de ser algo mais do que simplesmente uma roupa bonita e de qualidade. Depois de dois anos de pesquisas, surgiu então a Zig Zig Zaa – A primeira e única marca de roupas que contribui com o desenvolvimento saudável das crianças.
Esses compromissos estão nas raízes da família Weege?
Estes compromissos fazem parte do DNA da empresa desde a sua fundação, herdados da Firma Weege, que completou, nesse último dia 6 de janeiro, 104 anos de fundação. Juntamente com os compromissos, a família Weege inspirou o espírito empreendedor e pioneiro da Malwee Malhas. Em todos os ramos de atividade que a família atuou, sempre houve a preocupação de conciliar o avanço tecnológico com a decorrente preservação e conservação do meio ambiente. Mais do que uma “frase de efeito”, ratificamos a possibilidade de “Produzir sem poluir” e, mais do que isso, que vale a pena abraçar a ecologia não por moda, mas por consciência e responsabilidade. Prova disso é o Parque Malwee, área de conservação ecológica com mais de 1,5 milhão de metros quadrados que tem uma história de 31 anos. O Parque Malwee foi idealizado por Wolfgang Weege, fundador da Malwee, quando ecologia ainda não era moda.
Qual a importância do engajamento do empresariado?
Todos estão cientes das normas nacionais, impostos e outras contribuições que têm o destino de serem utilizados para a infraestrutura dos hospitais, educação, creches, entre outras ações governamentais.
Porém, não podemos ficar de mãos atadas esperando que somente os governos realizem estas ações. Acreditamos que o empresário, quando mais próximo da sociedade, sente mais as deficiências no preparo da população para a convivência do meio como um todo, bem como também muitas vezes o despreparo para a vida profissional. Desta forma, o investimento feito na educação traz resultados rápidos e próximos ao seu meio. Se todos nós fizermos um pouco do que estiver ao nosso alcance, podemos em muito melhorar a qualidade de vida de nossos brasileiros.
Qual a importância de uma população educada?
Como falamos em Educação no sentido amplo, toda a sociedade é beneficiada. A corrente vem desde a estruturação familiar, passando para a convivência em sociedade e a preparação para o mercado de trabalho. O somatório nos fará vivermos em harmonia na sociedade que estamos inseridos.
Como a indústria têxtil pode atuar na melhoria da Educação do país?
Conforme já mencionamos acima, nós da Malwee Malhas temos nossos compromissos e buscamos cumpri-los constantemente. Esta tem sido a forma que encontramos para melhoria da educação no país. Sem dúvida, cada empresa deve buscar e localizar o que está ao seu alcance, por menor que seja o esforço, com certeza é valido. É impossível destacar algum setor da economia que seja mais ou menos responsável pela educação do país. Educação é direito e dever de todos.
Como é a receptividade dos consumidores em relação a uma roupa que contribui com a infância?
Estamos caminhando para o terceiro ano da Marca Zig Zig Zaa e já temos inúmeras manifestações de apreço pela marca. Conquistamos uma participação significativa de mercado e acreditamos que esta parcela aumentará ano a ano. Existem consumidores aguardando as novas coleções, com a expectativa de conhecerem os próximos temas pedagógicos e criativos que serão abordados. Isto com certeza é a fidelização. Quando falamos de Zig Zig Zaa, devemos pensar no aval de uma marca única, que não oferece somente o “objeto roupa”. Mais do que isso, ela possibilita que a criança vivencie a infância, estimule seu potencial a partir de diferenciais reais presentes nas roupas, fortalecendo a responsabilidade de contribuir com o desenvolvimento saudável dos nossos pequenos.
Como é o processo de criação dessas roupas?
Todo o trabalho de criação é feito pelas estilistas e desenhistas, com o apoio e a validação da Pedagoga Bernadete Wolff Cisz. Primeiramente, são definidos os temas pedagógicos de acordo com cada idade e, posteriormente, são criados os modelos, as estampas e todos os detalhes que reforçarão os temas e estimularão as crianças. Por fim, a equipe de comunicação e marketing completa o trabalho, criando tags interativos, materiais de PDV e campanhas de divulgação, sempre baseados nos mesmos temas utilizados para o desenvolvimento dos produtos. O objetivo é a unidade de pensamento, reforçando o conceito da marca e, ainda, garantindo a contribuição da Zig Zig Zaa para o desenvolvimento saudável das crianças.
Que outras ações educacionais ou culturais a Malwee apóia?
A Malwee tem no seu DNA ações voltadas à educação e à cultura. Criamos e mantemos o Parque Malwee, área de 1.500.000 m2 totalmente conservada. Temos dois museus, apoiamos grupos folclóricos, ações e a manutenção da Sociedade Artística da cidade de Jaraguá do Sul, entre outras ações que avalizam nossos compromissos. Dividimos esses compromissos em 12 grupos, são eles: qualidade, novas gerações, harmonia, generosidade, infância, memória e história, bem-estar, preservação, família, respeito às pessoas, renovação e educação.
Nos últimos anos, destacamos algumas ações preponderantes:
- Distribuição constante de cartilhas ambientais nas escolas e região próximas às fábricas Malwee.
- Construção de um espaço ao lado da sua matriz, em Jaraguá do Sul, onde parceiros podem concluir seus cursos do Ensino Fundamental, Médio e Superior.
- Apoio a projetos Culturais / Educativos, como o Projeto da Escola Bolshoi.
- Abertura da empresa para visitas de alunos das escolas da região, supervisionados por um profissional capacitado para explicações e curiosidades.
- Estabelecimento do inovador projeto de Ergonomia em todas as unidades Malwee, sendo posteriormente utilizado em escolas da região norte de Santa Catarina.
Outros exemplos podem ser visualizados em nosso site www.malwee.com.br.
Como a Malwee apóia a educação continuada de seus funcionários?
Oferecemos constantemente palestras e treinamentos aos nossos parceiros, com o objetivo de que todos aprimorarem seus conhecimentos profissionais, dentro de cada uma das áreas de atuação. Para tal, contamos com especialistas em gestão humana, responsável pelo apoio e desenvolvimento de toda a nossa equipe. Também são feitas viagens para feiras e eventos voltados às áreas de atuação para aprimoramento da qualificação profissional.
Outro cenário importante desenvolvimento é o que chamamos de “educação voltada à cidadania”, com ações simples, como, por exemplo, o incentivo ao recolhimento de óleo usado nas residências dos colaboradores. A partir de uma campanha permanente de esclarecimento, disponibilizamos um local para depósito do resíduo produzido nos domicílios, que é posteriormente direcionado a um destino ecologicamente correto.